CARGOS

Lula vai decidir comandos da Sudene e do BNB; Marília Arraes e Paulo Câmara são cotados para os cargos

Publicado em: 07/02/2023 11:51

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A Sudene e o Banco do Nordeste, cargos visados por políticos pernambucanos, inclui respectivamente a ex-deputada Marília Arraes (SD) e o ex-governador Paulo Câmara (sem partido). O presidente Lula (PT) poderá decidir nomear, hoje, o ex-governador Paulo Câmara para a presidência do Banco do Nordeste (BNB). A Sudene foi prometida a Marília, dentro da cota do Solidariedade.
 
Lula tentará acelerar as nomeações do segundo escalão esta semana ao reunir o seu Conselho Político. O ex-governador Paulo Câmara tem audiência com o chefe da Nação marcada às 16h de hoje e pode ser indicado para ocupar o BNB. O mapa também mira até em aliados fora da base de apoio oficial, como políticos dos partidos Republicanos e Progressista (PP). A Sudene foi prometida a Marília,no entanto, o PT de Pernambuco, que ainda não possui espaços federais no Estado, também está na briga para receber a indicação.
 
De acordo com a senadora petista Teresa Leitão, o partido deve discutir a indicação para a Sudene com o Conselho e o Presidente Lula. “Temos dois nomes que já estão postos”, disse, sem revelações. Mas, de acordo com fontes da direção nacional do PT, tais nomes têm ligações diretas com o senador Humberto Costa, que estaria agindo para atrapalhar a ida de Marília para a superintendência do órgão.
 
Quanto ao Banco do Nordeste, cuja escolha deve sair esta semana também, numa sequência à posse de Aloísio Mercadante na presidência do BNDES, o líder do PT na Câmara, José Guimarães (PT), entrou na disputa para derrotar Paulo Câmara, que seria, segundo fontes do Planalto, preferido de Lula, a contragosto do PSB, legenda irritada com o ex-governador depois da sua saída do partido.
 
José Guimarães quer manter o atual presidente do BNB, José Gomes da Costa. O Banco do Nordeste é uma sociedade de economia mista, de capital aberto e possui mais de 90% do seu capital sob o controle do Governo Federal.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.