VAREJO

Lula fala sobre crise da Americanas e critica acionista

Publicado em: 03/02/2023 18:21

 (Foto: Americanas/Divulgação)
Foto: Americanas/Divulgação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quebrou o silêncio sobre o caso Americanas e afirmou que o rombo bilionário na varejista foi uma fraude. Para o petista, Jorge Paulo Lemann, um dos acionistas de referência da companhia, pode ter levado as práticas contábeis encontradas para a Ambev, da qual também é um dos controladores, e terá o mesmo destino de Eike Batista, empresário que chegou a ser preso por manipulação de mercado.

"Quando era pequeno, a gente aprendia: nada como um dia atrás do outro. Esse Lemann era vendido como suprassumo do empresário bem sucedido no planeta Terra. Era o cara que financiava jovens para estudar em Harvard e formar novo governo. Ele era o cara que falava contra corrupção todo dia e depois ele cometeu fraude que pode chegar a R$ 40 bilhões", criticou o presidente. "E agora me parece que está chegando na Ambev também. Ou seja, vai acontecer o que aconteceu com Eike Batista. As pessoas vendem ideias que eles não são."

As declarações foram dadas em entrevista à RedeTV! que foi ao ar na noite de ontem. Questionado se o rombo da Americanas foi uma "pedalada", Lula chamou o caso de "motociata". "O que fico chateado é que qualquer palavra que fale na área social, 'vou aumentar salário mínimo em 10 centavos', 'corrigir Imposto de Renda', 'melhorar os pobres', o mercado fica nervoso, irritado. Agora, um deles joga fora R$ 40 bilhões de uma empresa que parecia ser a empresa mais saudável do planeta, o mercado não fala nada, fica em silêncio. Por que tanto amor pelos grandes e desinteresse pelos menores?", questionou o petista.

Na verdade, o mercado reagiu. Os bancos credores da companhia entraram com ações na Justiça. As ações da varejista desabaram na bolsa, que excluiu os papéis da empresa de todos os seus índices após ela entrar em recuperação judicial.

Centrais sindicais, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT), realizarão hoje um ato público, no Rio de Janeiro, em defesa dos empregos dos 44 mil funcionários da Americanas. A companhia tem cerca de 1.800 pontos de vendas espalhados pelo Brasil e forte presença no comércio on-line.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.