IANOMÂMI

Guajajara vê risco de disseminação de doenças após retirada de garimpeiros

Publicado em: 07/02/2023 16:09

Ministra disse que está preocupada com a disseminação de doenças em Boa Vista
 (Foto: AFP)
Ministra disse que está preocupada com a disseminação de doenças em Boa Vista (Foto: AFP)
A Ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, disse nesta terça-feira (7/2) em entrevista à GloboNews que está preocupada com a disseminação de doenças em Boa Vista com a saída dos garimpeiros da Terra Indígena Yanomami.
 
"Em Boa Vista, há uma preocupação para articular essas ações de saúde para evitar que as doenças sejam disseminadas de forma descontrolada para a população. O Ministério da Saúde está também trazendo essa situação para ser discutida no âmbito do comitê de operações emergenciais, que inclui vários órgãos, incluindo MS [Ministério da saúde], Funai, Sesai, Ministério da Justiça, Defesa e Direitos Humanos", afirmou. 

Durante a entrevista, a ministra também disse que uma das maneiras para acabar com os garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami é chegar até quem financia a exploração dentro do território e punir essas pessoas.
 
"Precisa ter uma investigação mais aprofundada para saber quem está lucrando tanto com esse abuso de exploração de trabalho, dessa mão de obra dos garimpeiros, como também das mortes dos ianomâmis. É preciso que alguém, de fato, que tenha comando, seja penalizado", disse.  

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.