RELAÇÕES EXTERIORES

Embaixadora dos EUA diz que, para Biden, Lula é "líder global"

Publicado em: 03/02/2023 20:18

 (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta sexta-feira (3/2), as credenciais de nove novos embaixadores no Brasil, incluindo Elizabeth Bagley, embaixadora dos Estados Unidos no país. 

Segundo o Planalto, após conversa com o petista, Bagley afirmou que o presidente dos EUA, Joe Biden, vê Lula como um "líder global" e relatou conversa sobre investimentos e economia.

“Eu falei para o presidente Lula que o presidente Biden o enxerga não apenas como líder nacional ou da região, mas como líder global. Falamos sobre comércio e investimentos, e da necessidade de unirmos nossas nações para melhorar a qualidade de vida econômica dos nossos povos”, relatou.

Lula embarca na próxima semana para os Estados Unidos para uma série de agendas com Biden, no dia 10 de fevereiro. Segundo a embaixadora, na conversa foram tratadas algumas das perspectivas para a reunião bilateral e citou também "a fragilidade da democracia, não só no Brasil e nos Estados Unidos, mas também no resto do mundo".

“Nós abordamos mudanças climáticas, direitos humanos, democracia, a fragilidade da democracia hoje, não só no Brasil e nos Estados Unidos, mas também no resto do mundo. O presidente Lula falou bastante sobre a questão do crescimento econômico, de trabalhar com o Congresso Nacional para promover os direitos dos povos indígenas, e da importância da promoção da igualdade e da justiça racial”, completou.

Evento com embaixadores
O evento para oficializar a atuação dos embaixadores no Brasil ocorreu no Palácio do Planalto. Além de Bagley, Lula esteve ainda com os representantes oficiais da China, Reino Unido, Zimbábue, Síria, El Salvador, República Tcheca, Turquia e Filipinas.

De acordo com a comunicação palaciana, a embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, também trouxe mensagem de solidariedade para a democracia brasileira, em função dos ataques de 8 de janeiro contra o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF), e reforçou o interesse do Reino Unido e do Rei Charles III na questão ambiental.

Na conversa com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, o diálogo teve como prioridade o estreitamento de relação entre os dois países, os encontros previstos nos BRICs e no G20, e a visita que o presidente pretende fazer à China em março.

Já o presidente Lula, destacou que retomará relações "com todos os continentes e trabalhar pela promoção da paz". “Vamos retomar as relações com todos os continentes e trabalhar pela promoção da paz. É um diálogo para ampliação das relações e cooperação com o mundo”, concluiu.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.