VOLTA ÀS AULAS

Em Fernando de Noronha, a volta às aulas é marcada por expectativas positivas e muita novidade

Publicado em: 02/02/2023 15:30

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
A volta às aulas em Fernando de Noronha começou hoje (2) e foi marcada pelo entusiasmo dos alunos, professores e familiares. O ano letivo teve início tanto para as crianças de 4 meses até 5 anos e meio, do Centro Integrado de Educação Infantil (Ciei) Bem-Me-Quer, como para os alunos da Escola de Referência e Ensino Fundamental e Médio (Erem), da Escola Arquipélago.

A nova administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, acompanhou a recepção dos alunos e os preparativos para esse momento. “Estivemos visitando os dois espaços ontem (1°) e observamos a movimentação com os preparativos para o dia de hoje, que é bastante especial para todos os alunos, aquele comecinho do ano que todos vêm com as energias renovadas. Reforçamos que a gestão está aqui para apoiar, para contribuir com a educação da ilha, sobretudo por saber que o caminho para qualquer coisa na vida tem como base a educação. Sendo prioridade da governadora Raquel Lyra, destacamos que a nossa administração tem um foco especial para a educação. Por isso, esse momento é de muita alegria por saber que a gente está podendo acompanhar e dar o melhor ensino que Fernando de Noronha pode ter", disse Thallyta.

A gestora da Bem-Me-Quer, Sheila Libânia, destacou a expectativa desse retorno e a felicidade de todos ao serem recebidos hoje. “Nossas expectativas com este ano letivo que se inicia são das melhores. Estamos retornando muito felizes em receber nossas crianças, a comunidade e as famílias, com muitas novidades. Vamos inaugurar hoje uma brinquedoteca e uma sala de música. Esperamos que toda a comunidade venha visitar também."

No Ensino Fundamental e no Médio, a felicidade com a volta às aulas não foi diferente. Segundo a gestora da Erem, Taynee Santos, a escola se preparou de várias maneiras. “Hoje recebemos todos com uma recepção bem calorosa, não só os alunos, mas toda a comunidade escolar, com diversão, jogos e, ainda, um café da manhã, com a colaboração dos Alunos Protagonistas", afirmou Taynee.

As famílias também tiveram uma atenção especial dos professores nas salas de aula, nos dois turnos, para uma melhor acolhida. "Estamos de portas abertas esperando todos os alunos e também ansiosos por esse retorno, com dedicação exclusiva para este início do ano letivo”, concluiu a gestora.

Quem está vendo esse retorno de forma muito positiva é o aluno do 1º ano do Ensino Médio, João Alyson. “As expectativas são boas. Estou no primeiro ano, faltam dois anos para eu terminar, e preciso estudar bastante pra concluir esse ciclo. Estou muito feliz mesmo com o retorno às aulas.”

A pequena Dominique, aluna do Fundamental 1, da Erem, também era só alegria. “Eu quero ver todas as minhas amiguinhas e amiguinhos e também a professora”, disse. Perguntada sobre o que quer ser quando crescer, ela não pensou duas vezes: "professora!”.

Aluno Protagonista - Os Alunos Protagonistas, citados pela gestora do Erem, organizaram essa recepção, entre outras atividades, como uma das ações que fazem parte da Educação Interdimensional, adotada em todas as Erem do Estado. O objetivo é trabalhar as quatro dimensões do ser humano nos professores e alunos: a racionalidade, afetividade, corporeidade e espiritualidade, em um amplo entendimento do lado pedagógico, cognitivo e afetivo.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.