GRATUITOS

Dia Mundial do Câncer: IMIP lança plataforma com cursos de capacitação

Publicado em: 02/02/2023 11:51 | Atualizado em: 02/02/2023 12:42

Atualmente, mais de 30 mil pessoas fazem tratamento no IMIP, o órgão responsável pelo tratamento de uma média de 40% dos pacientes oncológicos de Pernambuco. São ofertadas mais de 12 mil vagas para capacitação (Divulgação)
Atualmente, mais de 30 mil pessoas fazem tratamento no IMIP, o órgão responsável pelo tratamento de uma média de 40% dos pacientes oncológicos de Pernambuco. São ofertadas mais de 12 mil vagas para capacitação (Divulgação)
O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) lança a Plataforma Oncoline, um programa educacional gratuito que ofertará 12.620 vagas para capacitar profissionais de saúde, com o objetivo de melhorar a prevenção e o cuidado integral da pessoa com câncer. O evento de lançamento acontece nesta sexta-feira (3), às 09h, com a presença de representantes da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), do Instituto de Câncer do Brasil (INCA) e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. 

Na ocasião, será proferida a palestra sobre “A importância da capacitação para cuidar das pessoas com câncer na rede de atenção oncológica do  Brasil”, pelo Prof. Dr. Luiz Cláudio Thuler, docente pesquisador do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Com o lançamento da plataforma, o IMIP alcança o terceiro dos três eixos temáticos da Ação Global para Melhoria do Cuidado da Pessoa com Câncer, pautada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São eles: ações educacionais para profissionais de toda rede de saúde para luta contra o câncer (plataforma educacional Oncoline); ações para prevenção, diagnóstico e cuidado Integral do câncer do colo uterino. O IMIP foi escolhido para realizar essas ações por meio da Secretaria Estadual de Saúde e da OPAS, e ações para melhoria da oferta de cuidados paliativos para pessoas com câncer. O IMIP é o único hospital habilitado no Estado como Centro de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (CACON). 

Integrante da rede oncológica SUS de Pernambuco, o Cacon/IMIP oferece assistência geral, atuando no diagnóstico e tratamento do paciente. Com mais de 30 mil pessoas em tratamento no hospital e tendo realizado mais de 2 mil cirurgias oncológicas no ano passado, a assistência especializada abrange as seguintes modalidades integradas: diagnóstico, cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia (oncologia clínica, hematologia e oncologia pediátrica), medidas de suporte, reabilitação e cuidados paliativos. 

Segundo a coordenadora da Oncologia do IMIP, Dra. Jurema Telles, cerca de 22 mil casos surgem por ano em Pernambuco, o que torna o cuidado ao paciente com câncer um grande desafio.  “Capacitar esses profissionais de saúde é essencial para a prevenção e o  tratamento”, finaliza. 


Tags: imip | capacitação | saúde | recife | opas | inca |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.