RIO DE JANEIRO

Daniel Silveira é preso um dia após ficar sem mandato de deputado

Publicado em: 02/02/2023 09:49

 (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
O ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi preso na manhã desta quinta-feira (2/1) em Petrópolis, no Rio de Janeiro. A prisão do bolsonarista foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como justificativa o descumprimento de medidas cautelares também definidas pelo tribunal. As informações são da GloboNews

O uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de usar redes sociais faziam parte da determinação do tribunal como punição de Silveira. 

Daniel Silveira se candidatou ao Senado pelo Rio de Janeiro, em outubro, e recebeu 1,5 milhão de votos, mas não se elegeu. Nesta quarta-feira (1º/1), Silveira perdeu o foro privilegiado com o fim do mandato de deputado. 

Redes Sociais 
 
Em abril de 2022, o então deputado foi condenado pelo Supremo pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos poderes e coação em processo judicial. Ele foi condenado a oito anos e nove meses de reclusão, inicialmente, em regime fechado, à perda do mandato de deputado federal à suspensão dos seus direitos políticos. Ao todo, 10 dos 11 ministros votaram pela condenação do parlamentar.

Em maio do mesmo ano, Daniel esteve presente em dois atos a favor do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro ignorando a decisão do STF. A defesa de Daniel pediu ao STF o arquivamento da ação, usando como argumento que o processo perdeu o objeto com o decreto editado por Bolsonaro para perdoar a pena imposta ao parlamentar.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.