CONGRESSO

Damares quer ser líder das discussões indígenas no Senado: 'Eu conheço índio'

Publicado em: 03/02/2023 19:03

 (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Ministra da gestão Bolsonaro, Damares Alves (Republicanos-DF) deseja se cacifar como líder das discussões sobre direitos dos indígenas no Senado. Ao Correio, a senadora disse que gostaria de uma sinalização positiva de seu partido para tal.

“Eu conheço índio, sou mãe de índia [...] Queria muito de forma muito madura ficar à frente desse tema, afastando as ideologias em torno dos indígenas”, afirmou ao ser indagada sobre a maneira com a qual sua sigla vai lidar com o assunto.

Questionada também sobre como vai se defender das recentes denúncias de devastação do povo Yanomami ocorrida durante sua gestão à frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a parlamentar acrescentou que vai apresentar documentos e relatórios que comprovam que não houve culpa.

Damares Alves foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) após o órgão julgar legítima a denúncia recebida por parlamentares do PT acusando-a de ser conivente com os ataques de garimpeiros na região do Território Yanomami, que levaram à morte de pelo menos 570 crianças no governo Bolsonaro.

Os nomes que compunham a gestão do ex-presidente também são alvos de inquérito da Polícia Federal (PF) em curso após determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.