CARNAVAL 2023

Crianças e adolescentes autistas têm folia diferente

Publicado em: 01/02/2023 17:59

Preparação prévia para o que vai ocorrer é fundamental para crianças e adolescentes autistas segundo especialistas do IDA (Erasmo Albuquerque - AI IDA e Balança Rolhinha)
Preparação prévia para o que vai ocorrer é fundamental para crianças e adolescentes autistas segundo especialistas do IDA (Erasmo Albuquerque - AI IDA e Balança Rolhinha)
Uma parceria com o bloco Balança Rolhinha garante uma prévia carnavalesca infantil específica para crianças e adolescentes autistas assistidos pelo Instituto do Autismo (IDA), que participarão da festa de rua neste próximo sábado, na Praça do Amor (Poço da Panela), e no domingo 12, no Segundo Jardim de Boa Viagem. Segundo o instituto, a participação no bloco reforça o propósito de inclusão das famílias na sociedade, com a promoção de novas experiências e momentos de muita diversão entre pais e filhos.

"Estamos super animados para a participação da nossa turma nesta prévia. Muito felizes pela sensibilidade do grupo à frente do Balança Rolhinha para a causa do autismo. Abraçaram nossa proposta com muito carinho”, diz o diretor geral do IDA, Kadu Lins. “Sabemos que o carnaval pode ser um momento de grande desafio para pessoas autistas, pelo excesso de estímulos sensoriais, mas acreditamos que, respeitando as particularidades individuais e estando em ambientes mais abertos, é possível proporcionar uma vivência única, prazerosa e marcante em plena folia de Momo, como será no Balança Rolhinha", enfatiza.

Importante previsibilidade
O IDA disponibilizará profissionais especializados em diversas áreas para recepcionar, acolher e acompanhar as famílias durante a folia carnavalesca. “Como os autistas necessitam de previsibilidade para que estejam seguros e confortáveis, estamos empenhados neste sentindo para que todos possam ter conhecimento antecipado do que encontrarão no evento, do que pode acontecer lá”, pontua Kadu. Nos dias da realização das prévias, o time do IDA atuará em diversas frentes, unindo lazer, estímulos à socialização, iniciativas terapêuticas e desenvolvimento por meio de atividades com foco no estímulo à dessensibilização auditiva, visual e tátil, além de abordagens que possibilitam o despertar prático da linguagem musical e da estimulação da linguagem verbal.

Aproveitando a pauta de calendário, a equipe do IDA reforça a importância de sempre se levar em consideração cada condição de cada autista, de forma individualizada, para a imersão em programações com tantos estímulos sensoriais, como é o caso do carnaval. Pensando nisso, o IDA oferece dicas dos especialistas do instituto para a turma que gosta da festividade e para a turma que não se sentem tão à vontade nesse período.

Autistas que gostam de carnaval
Segundo especialistas do IDA,é importante que as famílias preparem a criança ou  adolescente antecipadamente para ir se acostumando com possíveis cenários com os quais podem se deparar no dia da apresentação do  bloco, como o colorido e as diferentes texturas das fantasias, os jatos de pistolinhas de água e brincadeiras com confetes e serpentinas. Atividades como vestir antes o abadá ou fantasia, mostrar fotos do evento, quem pode encontrar no bloco. Também ajuda colocar para ouvir músicas que possam ser tocadas no dia.

Autistas que não curtem carnaval
Como a cidade muda seu ritmo e sua rotina durante o carnaval, deparar com situações com muito barulho é praticamente inevitável, muitas famílias terão que enfrentar música alta. Especialistas do IDA indicam que o  ideal é programar atividades que as a turma que não gosta da folia possam fazer dentro de casa. Em caso de viagem para lugares que não tenham tantos estímulos, é importante organizar atividades e preparar as crianças para o que foi programado. Como o autismo é uma síndrome comportamental, quanto mais a criança estiver preparada e souber o que vai fazer durante aquele período, melhor será sua adaptação, salientam.

Serviço
IDA no carnaval - Balança Rolhinha
Quando: 04/02 (sábado) e 12/02 (domingo)
Horário: 15 às 19h
Local:
04/02 - Praça do Amor (Poço da Panela)
12/02 -  2º Jardim da Av. Boa Viagem
Quanto: Acesso gratuito
Informações: @institutodoautismo, @balancarolhinha

*Com informações da Assessoria de Imprensa do IDA.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.