CHUVAS

Jovem morto em deslizamento é enterrado em Olinda

Publicado em: 07/02/2023 20:00 | Atualizado em: 07/02/2023 21:02

A mão, Judite Soares, foi amparada por familiares. Ela foi um dos feridos resgatados com vida, em Águas Compridas  (Foto: Sandy James/DP)
A mão, Judite Soares, foi amparada por familiares. Ela foi um dos feridos resgatados com vida, em Águas Compridas (Foto: Sandy James/DP)
Um dia após as fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife os moradores do bairro de Águas Compridas, em Olinda, ainda sentiam os impactos da tragédia. O corpo de Israel Campelo dos Santos, 19 anos, única vítima das tempestades, foi enterrado, na tarde desta terça-feira (7), no Cemitério Público do bairro. O jovem morreu soterrado, após uma barreira deslizar e atingir duas casas. Cinco pessoas ficaram feridas, mas foram socorridas a tempo. Santos, porém, dormia no momento do incidente. O velório foi marcado por comoção e tristeza. Familiares, amigos e pessoas da comunidade marcaram presença.

"Estamos muito tristes. A área onde moramos é de risco. Nosso medo é continuar chovendo e acontecer novas tragédias. Minha irmã, mãe de Israel, disse que foi tudo muito rápido. Ele chegou muito cansado do trabalho às 2h e não conseguiu sair", disse Joelma dos Santos, 47 anos, tia da vítima. Entre os resgatados, estavam parentes. A mãe de Israel, Judite Soares dos Santos, 51, e duas crianças, seu irmão, de 12, e um sobrinho, de cinco anos de idade.

Também houve indignação. Moradores afirmam que todos os anos em épocas de chuva sempre sofrem com o mesmo problema, e que não são oferecidas soluções. "Vivemos em locais assim, não é porque queremos. É porque não temos condições de morar em outro lugar. É uma necessidade. Os governantes vêm aqui, mas a história sempre se repete. Aí depois quando morre alguém eles voltam", afirmou Eliane Teresinha da Silva, 57 anos, vizinha de Águas Compridas.

AUMENTO
As casas atingidas pelas barreiras em Olinda, inclusive, já estavam interditadas pela Defesa Civil do município. Não era para ter moradores por ali. Mas havia. Muito em parte ao que consideram um baixo valor do auxílio-moradia da cidade (não muito diferente de outras em Pernambuco). Nesta terça-feira (7), em caráter de urgência, a Prefeitura de Olinda enviou um projeto de lei à Câmara de Vereadores local para reajustar o valor pago na cidade. O atual repasse de R$ 130 passará para R$ 260. Segundo a Prefeitura de Olinda, atualmente 1.008 pessoas estão cadastradas e recebendo auxílio-moradia em Olinda. O projeto de reajuste ainda será avaliado pelos vereadores.

 
 (Foto: Sandy James/DP)
Foto: Sandy James/DP
 
Tags: enterro | chuvas | olinda | comoção |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.