COMBUSTÍVEL

Copergás receberá fornecimento de biometano a partir de 2024

Publicado em: 07/02/2023 17:15

Empresa Orizon Valorização de Resíduos venceu chamada pública da companhia (Divulgação/Copergás)
Empresa Orizon Valorização de Resíduos venceu chamada pública da companhia (Divulgação/Copergás)
Considerado uma alternativa energética para reduzir as emissões de CO2, o biometano passará a fazer parte da rede de distribuição da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) em 2024. Nesta terça-feira (07), a companhia anunciou que a empresa Orizon Valorização de Resíduos, de São Paulo, foi a empresa vencedora da chamada pública realizada para a aquisição do combustível. 

Com isso, o fornecimento, previsto para ter início em setembro de 2024, será de 60 mil m³/dia. Já o prazo de contratação é de 10 anos. Esse será o primeiro suprimento feito em Pernambuco para a distribuição de biometano, combustível produzido a partir de resíduos orgânicos e/ou de aterros sanitários e que tem a vantagem de ser 100% renovável.

Atualmente, a Orizon possui um ecoparque no município de Jaboatão dos Guararapes, espaço de onde sairá o biometano a ser fornecido para a Copergás. O local, que a empresa define como uma evolução no tratamento de lixo, trata os resíduos de maneira ambientalmente adequada e se beneficia da geração de energia.

O presidente da Copergás, André Campos, comemorou a incorporação do biometano à rede de distribuição da empresa. “A preocupação em neutralizar a emissão de gases poluentes ocupa papel especial em nossa agenda. O gás natural já é o menos poluente dos combustíveis fósseis, e agora vamos ter também o biometano, que é combustível renovável”, afirmou André.

Além disso, o gestor celebrou o aumento no total de empresas supridoras da companhia. “Ao mesmo tempo, ampliamos para 4 o número de nossas empresas supridoras, o que impacta diretamente no preço do gás que distribuímos, com benefícios para a economia e para a população de Pernambuco”, completou. As outras empresas supridoras da Copergás são a Petrobras, a Shell e a New Fortress.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.