CONGRESSO

Câmara escolhe Jhonatan de Jesus para ministro do Tribunal de Contas da União

Publicado em: 02/02/2023 14:21

O deputado ganhou com 239 votos a favor. Votação segue agora para o Senado
 (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)
O deputado ganhou com 239 votos a favor. Votação segue agora para o Senado (Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados)
A expectativa para a vitória do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) foi alcançada, nesta quinta-feira (2/2), na Câmara dos Deputados. Ele foi escolhido por 239 votos favoráveis para assumir uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). Com um quórum de 493 deputados e mais dois concorrentes, os votos foram divididos em 75 votos para Soraya Santos (PL-RJ) e 174 para Fábio Ramalho (MDB-MG), além de cinco votos em branco. Agora, a votação seguirá para o Senado.
 
"Serei a voz da Câmara no Tribunal de Contas da União. A nossa missão é reaproximar o Parlamento Brasileiro do TCU", disse Jhonatan, após o anúncio da vitória.

O nome foi escolhido pelo presidente reeleito, Arthur Lira (PP-AL). A costura para o apoio da campanha do deputado do Republicanos ganhou tração e o apoio de um grande bloco dentro da Câmara dos Deputados, principalmente após as eleições presidenciais.
 
Durante a campanha eleitoral, houve um distanciamento do PT nas negociações para o nome ao TCU, em função da articulação do bloco da Bancada Evangélica, do qual o Republicanos faz parte, para o apoio fortalecido a Jair Bolsonaro (PL).
 
Com o resultado, lideranças trabalharam no sentido de retomar as conversas com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Na terça (31/1), o PT anunciou apoio ao deputado, com a estratégia de atrair o Republicanos para a base do governo na Casa.

Ainda assim, o nome de Jhonatan é polêmico devido ao seu envolvimento com os motivos que podem ter ocasionado a crise humanitária na Terra Indígena Yanomami (TIY). O TCU será um dos órgãos envolvidos nas investigações sobre a situação indígena.

Ainda assim, os parlamentares acreditam que a chegada do deputado ao tribunal será em um bom momento. “Será bom termos o Jhonatan lá. Ele vai chegar em um bom tempo no TCU, em que o Bruno Dantas é presidente e também já foi parlamentar”, disse um dos parlamentares ao Correio. 
Tags: jesus | de | jhonatan | senada | câmara | congresso |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.