DECLARAÇÃO

Bolsonaro: 'Pela legislação, sou italiano. Teria cidadania plena'

Publicado em: 02/02/2023 21:48

 (Foto: Tércio Teixeira/AFP)
Foto: Tércio Teixeira/AFP
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quinta-feira (2), que pela legislação italiana, ele seria italiano por ter direito à cidadania. O presidente não confirmou se pretende ou não fazer o pedido. “Pela legislação, eu sou italiano, eu tenho avós nascidos na Itália, e a legislação de vocês diz que sou italiano”, declarou o ex-mandatário a uma jornalista do jornal italiano Corriere della Sera em Orlando, nos EUA.

Ao ser questionado se pretende pedir a cidadania, Bolsonaro desconversou e disse apenas: “Pouquíssima burocracia. Cidadania plena'. No início de janeiro, o deputado italiano Angelo Bonelli, pediu durante sessão da Câmara, para que o governo do país não conceda cidadania ao ex-presidente brasileiro.

“Há rumores na imprensa brasileira de que o Jair Bolsonaro, que está atualmente na Flórida, solicitou cidadania italiana. Você sabia que os filhos de Bolsonaro também solicitaram cidadania? Isso seria um grande problema para a república italiana porque, diante dos acontecimentos, não pode haver incerteza de não dar a cidadania italiana à família Bolsonaro, sobre quem tramitam processos judiciais na Justiça brasileira” , afirmou o parlamentar em discurso.

Para Bonelli, que citou os ataques ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) como argumento, o governo italiano “deve ser claro”. “Sem cidadania para os filhos de Bolsonaro e para o ex-presidente. Sem cidadania para os golpistas”, disse.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.