PERIGO

Autoridades australianas localizam cápsula radioativa perdida em estrada

Por: AFP

Publicado em: 01/02/2023 12:19

 (Foto:  Handout / GOVERNMENT OF WESTERN AUSTRALIA / Department of Fire and Emergency Services / AFP)
Foto: Handout / GOVERNMENT OF WESTERN AUSTRALIA / Department of Fire and Emergency Services / AFP
Uma pequena cápsula radioativa, que caiu de um caminhão em uma rodovia desértica do estado da Austrália Ocidental no mês passado, foi encontrada, informaram as autoridades nesta quarta-feira (1/2).


"É um bom resultado, como eu disse, certamente foi encontrada uma agulha no palheiro. Eu penso que os australianos podem dormir melhor esta noite", disse o ministro dos Serviços de Emergência da Austrália Ocidental, Stephen Dawson.

A cápsula é um cilindro prateado menor do que uma unha humana - de apenas 8 mm por 6 mm -, mas que as autoridades afirmam conter Césio-137 suficiente para provocar doenças agudas provocadas pela radiação.

Depois de uma busca por centenas de quilômetros na rodovia, a cápsula minúscula foi encontrada na beira de uma estrada deserta ao sul da cidade de Newman, perto da mina de onde saiu, informou o comissário dos Serviços de Emergência do estado, Darren Klemm.

A busca, que durou seis dias, chegou ao fim quando um veículo especial detectou radiação na estrada.

As autoridades trabalham agora para remover a cápsula e transportá-la a um local seguro, disse Klemm.

O objeto desapareceu de um caminhão que saiu de uma mina localizada 1.400 quilômetros ao norte da capital do estado e que seguia para a região de Perth, uma distância maior que entre as cidades de Paris e Madri.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.