IMPACTO GLOBAL

Asteroide que extinguiu dinossauros provocou tsunami de ondas quilométricas

Publicado em: 07/02/2023 16:48

De acordo com cálculos dos autores do estudo, a energia inicial do evento geológico foi 30 mil vezes maior do que a energia do tsunami de dezembro de 2004, que matou 230 mil pessoas
 (Foto: From Range et al. em AGU Avanços)
De acordo com cálculos dos autores do estudo, a energia inicial do evento geológico foi 30 mil vezes maior do que a energia do tsunami de dezembro de 2004, que matou 230 mil pessoas (Foto: From Range et al. em AGU Avanços)
Há 66 milhões de anos, o enorme asteroide Chicxulub atingiu a Terra e dizimou os dinossauros e parte de espécies de plantas e animais. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan revisou a trajetória e o impacto do corpo celeste em mais de 100 locais do mundo todo. Segundo a pesquisa, o tsunami de ondas quilométricas impactou o fundo do oceano a milhares de quilômetros do local de origem, na Península de Yucatán, no México.

De acordo com cálculos dos autores do estudo, a energia inicial do evento geológico foi 30 mil vezes maior do que a energia do tsunami de dezembro de 2004, no Oceano Índico, que matou 230 mil pessoas. “Este tsunami foi forte o suficiente para perturbar e corroer sedimentos em bacias oceânicas do outro lado do globo, deixando uma lacuna nos registros sedimentares ou uma confusão de sedimentos mais antigos”, disse Molly Range, principal autora do estudo à Michigan News.
 
As simulações dos pesquisadores mostraram que o tsunami se espalhou principalmente para o leste e nordeste do Oceano Atlântico Norte e para o sudoeste do Oceano Pacífico Sul. Praticamente todas as costas do mundo sofreram inundações.
 
Para a simulação, os autores do estudo modelaram um asteroide com 14 quilômetros de diâmetro, movendo-se a 12 quilômetros por segundo. Dois minutos e meio após a colisão do corpo celeste, houve a formação de ondas de 4,5 quilômetros de altura. Dez minutos depois, o tsunami começou a varrer o oceano em todas as direções. Em 48 horas, a maior parte das costas do mundo já haviam sido atingidas.

“Dependendo da geometria da costa e do avanço das ondas, a maioria das regiões costeiras seriam inundadas e erodidas até certo ponto. Qualquer tsunami historicamente documentado empalidece em comparação com esse impacto global", concluiu o paleoceanógrafo Ted Moore.

 
 
 
Tags: tsunami | ciência | asteroide |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.