CINEMA

Após testes, James Cameron diz que Jack poderia ter sobrevivido em 'Titanic'

Publicado em: 03/02/2023 18:43

 (Foto: Reprodução/Filme Titanic)
Foto: Reprodução/Filme Titanic
Desde o lançamento do famoso filme Titanic, os fãs debatiam sobre a possibilidade do protagonista Jack, interpretado pelo ator Leonardo DiCaprio, ter sobrevivido junto com a amada Rose, vivida pela atriz Kate Elizabeth Winslet. Após 25 anos da estreia, o diretor James Cameron testou diversas possibilidades para saber se o filme poderia ter tido outro desfecho e identificou um modo do casal sobreviver. 

No filme, Jack cede um pedaço de madeira para Rose, que conseguiu se salvar. O protagonista, no entanto, morreu congelado. No especial Titanic: 25 Years Later with James Cameron, da National Geographic, Cameron contou que Jack "poderia ter sobrevivido, mas são muitas as variáveis". Em um dos inúmeros testes feitos por pesquisadores e dublês, o casal aparece em cima do pedaço da porta da jangada, mas o espaço era insuficiente e os pés dos dois ficavam imersos na água - cenário que terminaria na morte de Rose e Jack.

'Titanic' ganha trailer e pôster de relançamento 3D no 25º aniversário
Entretanto, apenas em um cenário houve a possibilidade da sobrevivência de Jack, que é quando os dois dividem o mesmo espaço, mas Rose concede o colete salva-vidas para o amado, a fim de que a temperatura corporal dele se mantivesse estável enquanto aguardavam o resgate. "Acho que o processo de pensamento dele (Jack) foi: 'não vou colocá-la em risco. E isso é 100% o personagem", disse o diretor Cameron.

Veja trecho dos testes:

História
O filme Titanic foi lançado no Brasil em janeiro de 1998. Escrito e dirigido por James Cameron, o longa-metragem narra o romance de dois jovens de classes sociais distintas a bordo do RMS Titanic — navio real que levava mais de 2 mil passageiros da Inglaterra a Nova York e acabou naufragando em 14 de abril de 1912, ao colidir com um iceberg.

Titanic foi fenômeno de bilheteria desde o lançamento nos Estados Unidos, em dezembro de 1997, e ganhou 11 das 14 estatuetas a que foi indicado na edição do Oscar do ano seguinte — inclusive melhor filme, melhor diretor e melhor atriz. O longa foi a primeira produção a arrecadar mais de um bilhão de dólares em bilheteria ao redor do mundo.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.