CONGRESSO

Após eleição no Senado, ida de Randolfe para o PT deve ser acelerada

Publicado em: 02/02/2023 16:33

Senador da Rede vinha declarando a interlocutores que o foco só deixaria de ser o pleito após o resultado final, ocorrido na quarta-feira (1º/2). Negociação é dada como consolidada, com pendência apenas da data da troca
 (Foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Senador da Rede vinha declarando a interlocutores que o foco só deixaria de ser o pleito após o resultado final, ocorrido na quarta-feira (1º/2). Negociação é dada como consolidada, com pendência apenas da data da troca (Foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
O senador Randolfe Rodrigues, do Amapá, já decidiu a sua migração da Rede para o PT, a qual depende de um diálogo consolidado com seu atual partido. A mudança vem sendo azeitada nas últimas semanas, mas ficou em stand by em razão da eleição para a presidência do Senado, prioridade para o grupo de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que venceu a disputa contra Rogério Marinho (PL-RN).
 
Randolfe vinha declarando a interlocutores que o foco só deixaria de ser o pleito ocorrido nesta quarta-feira (1º/2) após o resultado final. A data da saída da Rede para o PT, porém, não está fechada. Sem dar muitos detalhes, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), limitou-se a dizer que a costura está realizada, mas que não há data, pelo fato de Randolfe, “provavelmente, estar fazendo suas tratativas internas na Rede para sair bem”.

Embora não esteja na legenda, Randolfe, sobretudo após a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, ficou mais próximo da bancada petista e foi um dos principais cabos eleitorais da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Randolfe, foi designada a função de líder do governo no Congresso Nacional, cuja principal atribuição é costurar pautas relacionadas a vetos presidenciais.

 
Com a conversão, se consolidada, a Rede deixa de ter representantes no Senado, e o PT passa a somar 10 parlamentares, empatando assim com o MDB. O PT soma atualmente mais parlamentares no Senado que o União Brasil, atrás apenas de PSD, PL e MDB, com 15, 13 e 10 representantes, respectivamente. União Brasil totaliza oito.

 
Tags: pt | rodrigues | randolfe | lula | senado |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.