VIOLÊNCIA

Alec Baldwin faltou ao curso de treinamento de arma de fogo antes de tiroteio

Publicado em: 02/02/2023 08:07

 (Foto:  Angela Weiss/AFP)
Foto: Angela Weiss/AFP
Incubido de manejar armas de fogo para o papel que vive em Rust, Alec Baldwin não compareceu a um treinamento obrigatório promovido pela produção antes do início das filmagens do longa. O ator é investigado pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, após ser atingida com um tiro disparado, “involuntariamente”, por uma arma que estava nas mãos de Baldwin durante as gravações do filme, em outubro de 2021.

A informação foi dada pelos investigadores à frente do caso e foi repercutida pela revista People. Segundo o investigador especial do escritório de promotoria pública, Robert Shilling, a armeira Hannah Gutierrez-Reed, também alvo de investigação por ser responsável pelas armas de fogo no set, afirmou que antes das filmagens, o ator compareceu a uma sessão de treinamento de 30 minutos, mas estava “distraído e falando ao celular com a família” durante o curso.

Assim, a armeira afirmou que Baldwin tinha “treinamento limitado em como verificar se sua própria arma estava descarregada ou carregada”. Os depoimentos podem ser a causa do arquivamento das acusações criminais, no início de janeiro, que pediam que o astro e a armeira respondessem por homicídio involuntário.

Os documentos de investigação, aos quais a People teve acesso, mostram que os promotores acreditam que Baldwin teve culpa no acidente. "Baldwin apontou diretamente uma arma de fogo para Hutchins e Souza. Seja guiado pelas instruções [de Gutierrez-Reed] ou não, Baldwin sabia que a primeira regra de segurança com armas é nunca apontar uma arma para alguém que você não pretende atirar. Além disso, é necessário sempre assumir que uma arma está carregada", diz uma parte da acusação.

"Se Baldwin tivesse realizado as verificações de segurança necessárias com o armeiro, Reed, essa tragédia não teria ocorrido. Além disso, se Baldwin não tivesse apontado a arma para Hutchins e Souza, essa tragédia não teria ocorrido”, acrescentou.

Outro fator pesa sobre o ator: como produtor do filme, Baldwin falhou em garantir critérios rígidos de segurança no set e até mesmo negligenciou a necessidade de ter profissionais experientes para cuidar do manuseio de armas de fogo. “Baldwin na qualidade de produtor, permitiu, por atos ou omissões, a contratação de Reed, inexperiente e desqualificada para o filme com uso intenso de armas de fogo”, diz o relatório.

A tragédia
 
O episódio ocorreu em 21 de outubro de 2021, quando a diretora Hutchins, de 42 anos, foi baleada pela arma de propulsão segurada por Baldwin, que continha balas reais, durante o ensaio do filme de faroeste. Outro diretor, Joel Souza, também foi baleado, mas sobreviveu.

Baldwin afirmou à imprensa americana que “não puxou o gatilho”. “O gatilho não foi puxado. Eu não puxei o gatilho . Eu nunca apontaria uma arma para alguém e puxaria o gatilho sobre eles, nunca.”, disse.
Tags: Alec Baldwin | rust | cinema |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.