EDUCAÇÃO

Abertura do Ano letivo 2023 de Olinda começa com capacitação dos professores e gestores

Publicado em: 01/02/2023 14:46

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
A cerimônia de abertura do ano letivo 2023, na manhã desta quarta-feira (01), aconteceu no Auditório Tabocas, do Centro de Convenções, no bairro de Salgadinho, em Olinda. Participaram do encontro professores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, estagiários, técnicos educacionais e gestores escolares. 
 
Este ano, a Secretaria de Educação traz como tema para as práticas pedagógicas: "Olinda, consolidando aprendizagens com a afetividade". O propósito é de assegurar práticas mais humanizadas e inclusivas, promovendo a integração. "É a educação que muda o cidadão e esse cidadão é que muda o mundo. E por acreditar nisso nós estamos o tempo todo com esse olhar de escuta, nesse olhar de melhorarmos os espaços escolares para que vocês possam desenvolver uma aprendizagem significativa", pontua a secretária de Educação Edilene Soares.
 
"A nossa luta sempre será coletiva. Ou a gente está junto ou a gente não está. O Professor Lupércio tem sempre dialogado com o sindicato, a gente concorda, às vezes a gente discorda, e quando a gente afina é para o bem de todo", garante a vice-presidente do sindicato dos Professores de Olinda, Rafaela Celestino.
 
Nesta quinta-feira (2), toda a rede estará envolvida em formação pedagógica, distribuída em três polos formativos. A iniciativa acontece na Escola Isaac Pereira, em Casa Caiada, com professores dos anos iniciais (1º ao 5º ano); na Escola Municipal de Tempo Integral Lions Dirceu Veloso, nos Bultrins, com professores dos Anos Finais (6º ao 9º ano); e na Escola de Tempo Integral Caic Norma Coelho, em Peixinhos, com os gestores escolares, secretários escolares, coordenadores pedagógicos, professores do AEE e estagiários do DTECI. Passando para a sexta-feira (3), todas as escolas municipais realizarão reuniões pedagógicas e administrativas, alinhando as necessidades.
 
"O papel do professor é muito árduo porque vocês estão com o nosso futuro. Essa é a geração que vem para mudar vidas e vocês vão formar essa geração. O papel de todos aqueles que fazem a educação é gratificante, estruturador e que faz diferença na nossa sociedade", afirma a secretária da Fazenda, Mirela Almeida.
 
"Quando a gente assumiu a Marim dos Caetés em 2017 não tinha uma creche climatizada. Hoje são 100% das creches. Hoje são 40% das escolas climatizadas e 6 em tempo integral. E esse ano vamos fazer mais 2 escolas com tempo integral. Temos acompanhado a evolução desses alunos, por isso quero parabenizar aos professores e professoras que muito têm feito pela educação", encerrou o Professor Lupércio.
 
Os estudantes da Rede Municipal de Ensino retomam às aulas, na segunda-feira (6), para o ano letivo de 2023. As boas-vindas acontecem em todas as 73 unidades educacionais, distribuídas entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, recebendo cerca de 25 mil alunos.
Fotos: Sandro Barros / PMO

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.