REQUALIFICAÇÃO

USF Macaxeira - Burity é requalificada

Publicado em: 31/01/2023 15:52

 (FOTO: Rodolfo Loepert / PCR)
FOTO: Rodolfo Loepert / PCR
A Unidade de Saúde da Família (USF) Macaxeira - Burity, no bairro de mesmo nome, foi entregue totalmente requalificada à população na manhã desta terça-feira (31). A Prefeitura do Recife investiu mais de R$ 410 mil em obras de melhoria físicas do local, que passou por intervenções como ampliação da farmácia, aumento do número de consultórios, além de acessibilidade de rampa e banheiros e pintura geral.O prefeito João Campos vistoriou o resultado das intervenções, que fazem parte do Programa Recife Cuida, maior reestruturação da saúde pública da capital pernambucana.

“A unidade de saúde aqui do Burity, na Macaxeira, foi completamente requalificada. Aqui, atuam três equipes da estratégia de Saúde da Família, há dois consultórios odontológicos e são mais de 12 mil pessoas atendidas”, destacou João Campos durante a entrega. “E essa obra faz parte do plano Recife Cuida. Assim como essa, a gente está fazendo em várias outras unidades - um pacote de mais de 140 unidades requalificadas, ampliação da aquisição de medicamentos, contratação de novos profissionais recomposição das equipes, tudo isso de forma transversal na saúde para garantir que todos os distritos sejam beneficiados e que a gente fortaleça a nossa rede, sobretudo a atenção básica”, completou. 

A unidade faz parte dos 145 equipamentos da Secretaria de Saúde do município que vão passar por requalificação até 2024. A USF Macaxeira, que tem cerca de 12 mil usuários cadastrados, passou por obras que proporcionaram a troca de esquadrias de portas e janelas, substituição das instalações hidráulicas e pinturas interna e externa. Além disso, foi realizada a individualização das salas de odontologia, instalação de revestimento em cerâmica nas paredes e implantação de rampa e banheiro acessível.  Na requalificação, houve substituição e manutenção da coberta, ampliações da farmácia, sala de curativo e do número de consultórios, que passou de cinco para seis, e também a  adequação das instalações elétricas. Além disso, foram implantadas salas para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Para realizar o atendimento dos usuários cadastrados, a USF Macaxeira - Burity conta com três Equipes de Saúde da Família compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ACS, além de duas equipes de Saúde Bucal, que contam com cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal. Durante as obras, os atendimentos continuaram sendo feitos na unidade. A aposentada Maria de Jesus do Nascimento, 71 anos, mora no bairro Macaxeira há mais de 30 anos, costuma ser atendida na unidade de saúde que foi requalificada, e aprovou as melhorias físicas do local. “Foi ótima a mudança que foi feita aqui. O atendimento também está ótimo, todo mundo me trata bem aqui, me chamam de ‘Vó’. Hoje eu vim trazer os exames para o médico ver, vim cuidar do meu estômago, pois tenho gastrite”, disse.

Entre os procedimentos de Atenção Básica à Saúde ofertados na unidade estão: consulta médica; atendimento de enfermagem; consultas odontológicas; acolhimento na saúde; vacinação; dispensação de medicamentos; pré-natal; testagem para infecções sexualmente transmissíveis (IST); preventivo ginecológico; puericultura, que são consultas periódicas para avaliar o crescimento e desenvolvimento de uma criança, entre outros.

Durante todo o ano de 2022, a Prefeitura do Recife realizou a entrega de 15 obras, entre manutenções totais e requalificação. Entre elas, estão a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Professor Fernando Figueira, no Ibura com mais de 15 especialidades; a Upinha Padre José Edwaldo Gomes, no Poço da Panela; a USF Cabanga; o Ambulatório Integral de Saúde da Mulher da Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela; a USF Alcides Codeceira, no Alto José Bonifácio. A previsão é que 145 unidades da Secretaria de Saúde do Recife sejam totalmente requalificadas. 

RECIFE CUIDA - A Prefeitura do Recife está investindo R$ 400 milhões para promover uma grande reestruturação na Rede Municipal de Saúde que vai impactar diretamente no atendimento prestado aos recifenses. O valor será destinado à contratação de mais profissionais, implantação do novo modelo de gestão, melhoria na infraestrutura das unidades e implantação da saúde digital. As mudanças já começaram este ano e devem ser finalizadas até 2024.

No momento da entrega da USF Macaxeira - Burity, a secretária de saúde do Recife, Luciana Albuquerque, reforçou que a pasta está agindo em várias frentes para promover serviços de qualidade aos recifenses. “A gente está atuando em vários eixos. Um deles é a recomposição da nossa rede de saúde. Já convocamos profissionais de saúde concursados para estarem dentro das unidades de saúde. Outro eixo do nosso plano é a requalificação das unidades, um olhar para a infraestrutura das unidades. Outra importante ação é a seleção de 190 gestores para todas as unidades de saúde”, comentou. “Além disso, também temos o eixo da transformação digital, o que estamos chamando de saúde digital. O nosso objetivo é ter prontuário eletrônico em toda a nossa rede. Tem muita coisa boa para acontecer na saúde. Hoje, é só mais uma das alegrias, entregar essa unidade requalificada para os usuários e os trabalhadores”, finalizou.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.