ELEIÇÕES NO CONGRESSO

Tebet sobre reeleição de Pacheco: 'Fundamental para o fortalecimento da democracia'

Publicado em: 31/01/2023 17:45

 (Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, admitiu estar em plena campanha para a reeleição do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à presidência do Senado Federal, que ocorre nesta quarta-feira (1º). Para ela, a confirmação do parlamentar é “fundamental para o fortalecimento da democracia” e garante estabilidade institucional, e, por conta disso, ajudará a evitar outros episódios como o de 8 de janeiro, quando vândalos bolsonaristas invadiram, depredaram e saquearam as sedes dos Três Poderes.

“Há uma triste realidade que, hoje, existe no Brasil. O país está dividido ao meio, e, lamentavelmente, o ex-presidente Jair Bolsonaro conseguiu extrair o que há de pior numa parcela ínfima muito pequena mas que é barulhenta da sociedade brasileira”, afirmou a ex-senadora, que foi rival de Pacheco na eleição para a presidência da Casa, em 2021. Ela admitiu nesta terça-feira (31), após encontro na Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo, que está em campanha a favor do senador, "nas horas em que não exerce a função de ministra".

“A estabilidade econômica passa pela estabilidade institucional. Portanto, entendemos que, na figura do presidente Rodrigo Pacheco, a figura de um presidente capaz, em harmonia com os demais Poderes, de garantir, como presidente do Congresso Nacional reeleito, essa harmonia necessária. Sem isso, não dá para falar em baixar a taxa de juros de 13,75% ao ano e não dá para falar em garantir uma inflação mais baixa, em crescimento econômico, em geração de emprego e renda e qualidade de serviços públicos”, frisou a ministra. “Democracia é o grande guarda-chuva. Então, por conta disso, estou em plena campanha, como diz, no horário de almoço, porque nos demais horários eu sou ministra de Estado”, emendou.

Na entrevista a jornalistas, Tebet reforçou o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição do presidente do Senado, e contou que participaria de um almoço para fazer a checagem dos votos para o parlamentar. De acordo com estimativas preliminares de parlamentares do MDB, Pacheco teria entre 54 e 55 votos.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.