EVENTO

Primeira Terça Negra do ano estreia com Afoxé e Maracatu no Pátio de São Pedro

Publicado em: 31/01/2023 10:15

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
A cultura pernambucana possui fortes ligações com o continente africano. Criada há mais de 20 anos pelo Movimento Negro Unificado (MNU), a Terça Negra busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado. O projeto tem apoio da Prefeitura do Recife e, em tempos de festejos de Momo, o projeto ganha três edições especiais - nos dias 31 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro - quando trará nomes como Oxum Pandá e Coco Raízes de Arcoverde. 

A Terça Negra ganha três edições especiais esse ano, nos dias 31 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro, o projeto criado a mais de duas décadas pelo Movimento Negro Unificado(MNU) e que conta com o apoio da Prefeitura do Recife, trará nomes Maracatu Baque Forte, Oxum Pandá e Coco Raízes de Arcoverde. 

Na primeira noite do especial de Carnaval Terça Negra (31), teremos a presença do Maracatu Baque Forte, Coco do Santiago, do Afoxé Ará Odé, Preto Jamah e Afoxé Oxum Pandá. O evento que acontece no Pátio de São Pedro começa a partir das 19h e é gratuito. Confira a programação completa no serviço.

História

Criado pelo Movimento Negro Unificado (MNU), que surgiu no Recife em 1979 e ganhou força na década de 1990, a Terça Negra, que pretendia divulgar diversas vertentes da cultura negra como o maracatu, coco de roda, afoxé e até reggae e  hip hop, começou em 1988 no Pagode do Didi, localizado na Rua Ulhôa Cintra, em Santo Antônio. Mas em 2001 o projeto migrou para o Pátio de São Pedro e se tornou parte do calendário cultural oficial da cidade.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.