DEMOCRACIA EM RISCO

Moraes pede manifestação da PGR sobre soltura de comandante da PM-DF

Publicado em: 31/01/2023 17:57

 (Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou nesta terça-feira (31) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o pedido da defesa do ex-comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), coronel Fábio Augusto Vieira, que solicita a revogação da prisão do policial.

Preso desde o último dia 10 por indícios de omissão e conivência com os atos golpistas do 8 de janeiro em Brasília, atitude negada pela defesa do policial. Ele é representado pelos advogados João Paulo Boaventura e Thiago Turbay, que assinaram o pedido de relaxamento da prisão preventiva do ex-comandante.

A defesa, inclusive, peticionou nos autos o pedido de inclusão das imagens das câmeras de segurança do Congresso Nacional, nas quais o comandante tenta quase sozinho conter a multidão que busca invadir o prédio do legislativo pelo andar da entrada pela Chapelaria do prédio.

Os vídeos, divulgados na semana passada pela imprensa, mostram o policial com um colete reflexivo sendo agredido pelos manifestantes golpistas. “Corroboração visual das alegações defensivas constantes do pedido de revogação da prisão preventiva do Requerente”, argumentam os advogados.

Na petição, a defesa alega também que Vieira não participou do planejamento da operação de segurança de 8 de janeiro, tendo esse trabalho ficado ao cargo do Departamento Operacional (DOP) da Polícia Militar.

O coronel é investigado não só pela PGR, como também em inquérito policial militar da Corregedoria da corporação distrital.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.