CARNAVAL

Maracatu, coco e afoxé na Terça Negra Especial de Carnaval

Publicado em: 31/01/2023 09:23 | Atualizado em: 31/01/2023 11:09

O evento existe há mais de duas décadas, e volta ao Pátio de São Pedro para três edições especiais pré-Carnaval (Sérgio Bernardo/ PCR Imagem)
O evento existe há mais de duas décadas, e volta ao Pátio de São Pedro para três edições especiais pré-Carnaval (Sérgio Bernardo/ PCR Imagem)
Criada há mais de 20 anos pelo Movimento Negro Unificado (MNU), a Terça Negra busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado. O projeto tem apoio da Prefeitura do Recife e, em tempos de festejos de Momo, o projeto ganha três edições especiais nos dias 31 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro, quando trará nomes como Oxum Pandá e Coco Raízes de Arcoverde. Hoje, primeira noite da Terça Negra Especial de Carnaval, o Pátio de São Pedro recebe o Afoxé Ará Odé, o Maracatu Baque Forte, Coco do Santiago, Preto Jamah e Afoxé Oxum Pandá. O evento é gratuito e começa a partir das 19h. Confira a programação completa no serviço.



História

A história da Terça Negra começa em 1998, no Pagode do Didi, localizado na Rua Ulhôa Cintra, no bairro de Santo Antônio. Em 2001, o projeto passou a acontecer no Pátio de São Pedro, tornando-se parte do calendário cultural oficial da cidade.

O encontro cultural foi criado pelo Movimento Negro Unificado (MNU), que surgiu no Recife em 1979 e ganhou força na década de 1990. Em seus primeiros passos, o MNU pretendia ir além do chamado samba de raiz, divulgando outras vertentes da cultura negra, como o maracatu, o afoxé, o coco de roda e até o reggae e o hip hop.



PROGRAMAÇÃO TERÇA NEGRA ESPECIAL DE CARNAVAL 2023



Dia 31/01

Afoxé Ará Odé

Maracatu Baque Forte

Coco do Santiago

Preto Jamah

Afoxé Oxum Pandá

 



Dia 07/02

Afoxé Aféfé Lagbará

Abê Odô Fé

Orquestra Ioruba

Trans Coco 

Marcelo Santana

 



Dia 14/02

Suprema Corte

Raízes de Quilombo

Abilidu

Coco Raízes de Arcoverde

Cubana Rasta 


COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.