PÚBLICO

Arqueólogos pedem ajuda para decifrar um estranho glifo na Inglaterra

Publicado em: 31/01/2023 14:19

 (Foto: Conselho de Shropshire)
Foto: Conselho de Shropshire
Ao escavar um local chamado Nesscliffe Hill no verão passado, pesquisadores da Inglaterra encontraram uma figura incomum esculpida em um arenito vermelho. Tendo apelidado sua descoberta de Nessglyph, a equipe agora não conseguiu decifrar o glifo e está pedindo ao público sugestões sobre o que ele pode representar.

Constituído de um círculo oco e algumas linhas retas, a gravura parece ter sido criada usando algum tipo de instrumento de metal, embora os arqueólogos que descobriram a relíquia não tenham ideia de quem a fez ou por quê. Tudo o que se sabe atualmente é que Nesscliffe Hill já foi o local de uma colina da Idade do Ferro e mais tarde foi ocupada pelos romanos.

“A forma circular do copo e as linhas retas são indicativas de dois tipos diferentes de tecnologia, moagem e escultura”, explicou Paul Reilly, da Universidade de Southampton, em nota. Depois de retornar ao local para retomar as escavações iniciadas em 2019, Reilly e seu colega Gary Lock, da Universidade de Oxford, encontraram o glifo em uma vala que havia sido originalmente explorada na década de 1950 e posteriormente preenchida.

"Podemos especular que o Nessglyph é figurativo, com a marca da xícara sendo a cabeça", disse Reilly. "Tem dois chifres longos e dois chifres pequenos, uma linha central do corpo e dois braços, um para cima e outro para baixo, o de cima mostrando uma possível mão segurando um cachimbo ou uma arma."

No entanto, desde o lançamento de um apelo por sugestões, a equipe foi inundada com interpretações diferentes de pessoas de todo o mundo. Em entrevista à BBC, Reilly revelou que "as pessoas sugeriram que precisamos girar a pedra e ela pode representar uma mulher grávida, outras sugeriram que o personagem está segurando uma arma, outras, uma ferramenta de alguma descrição e até que pode ser um arqueiro."

"Também vale a pena notar que Nesscliffe está dentro do suposto território dos Cornovii, um nome que foi sugerido para se referir aos 'com chifres'. Existe a possibilidade de uma conexão com um culto à divindade com chifres no exército romano, conforme retratado em vários locais militares na Grã-Bretanha", disse ele.

Com o enigma ainda não resolvido, os arqueólogos encorajam qualquer pessoa com informações, conhecimento ou mesmo apenas um palpite sobre o que o Nessglyph pode representar a entrar em contato.

E aí, consegue desvendar este mistério? Você pode enviar seu palpite para Paul Reilly em p.reilly@soton.ac.uk  ou Gary Lock em gary.lock@arch.ox.ac.uk.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.