CARNAVAL

Afoxés, maracatus e grupos percussivos de Olinda com oficinas culturais abertas para o Carnaval 2023

Publicado em: 25/01/2023 12:36 | Atualizado em: 25/01/2023 13:01

As oficinas são oportunidades para aprender sobre a música e a dança de matriz afro-indígena realizada na cidade de Olinda e para sair como integrante das agremiações durante a folia de momo (Foto: Sandro Barros / PMO)
As oficinas são oportunidades para aprender sobre a música e a dança de matriz afro-indígena realizada na cidade de Olinda e para sair como integrante das agremiações durante a folia de momo (Foto: Sandro Barros / PMO)
Com a proximidade do carnaval, o maracatus e afoxés de Olinda abrem suas portas para receberem novos integrantes por meio de oficinas gratuitas e ensaios abertos em suas sedes. Estes momentos são oportunos para as pessoas que queiram aprender a tocar instrumentos, dançar, desfilar no Carnaval, além de aprender sobre as histórias destas manifestações culturais, oriundas dos terreiros de matrizes afro-indígenas de Olinda. 

Além disso, neste período abrem-se oportunidades de vagas de trabalho temporário, principalmente no setor de costura, devido à alta demanda de fabricação de roupas e fantasias para os integrantes. Esta ação colabora para geração de renda, principalmente nas periferias da cidade. 

Segue abaixo a lista para dos afoxés, maracatus e grupos percussivos de Olinda que ainda estão com vagas disponíveis:

Ponto de Cultura Bata Kossô

Oficinas - O grupo percussivo Bata Kossô está com oficinas de percussão e de iniciação ao método musical Bata Kossô. Os interessados irão aprender sobre orquestração percussiva e também sobre a mistura entre os ritmos regionais e a métrica de música afro-indígena. As aulas acontecem nas quartas-feiras, das 19h às 21h, e nos sábados, das 15h às 16h30, na rua do Piza, nº 128, em Santa Tereza, próximo à Delegacia do Varadouro. 

Mais informações através do número (81) 99851-5195, Felipe França e também no Instagram - @batakosso. 


Afoxé Alafin Oyó

Oficinas - O afoxé está oferecendo oficinas de percussão e dança, sempre aos domingos, a partir das 16h. As pessoas poderão aprender agbê, agogô, timbal e tantã com a linguagem musical do afoxé. Na oficina de dança os interessados vão aprender passos de Ijexá e a coreografia do grupo. As oficinas acontecem na sede do Afoxé Oyó, na rua do Sol, nº 284, Carmo. Mais informações - 81 98848-9968, falar com Bernardo. 

Afoxé Ará Odé 

O afoxé está realizando oficinas gratuitas de timbal e agbê todas as terças-feiras, e sábados, sempre às 18h, na sede do grupo, localizada rua São Paulo, nº 402, Jardim Brasil - Olinda. Para mais informações através do número (81) 98896-5102, falar com Paulo. 

Afoxé Babá Orixalá Funfun

O afoxé está ofertando oficinas gratuitas de percussão incluindo agbê, agogô, timbal e tantã, além de aulas de dança. Os interessados irão aprender sobre a arte da dança e música do afoxé. As oficinas acontecem aos domingos, das 15h às 17h, na rua João de Lima, nº 42, Guadalupe. Para mais informações ligar para o número (81) 996387490, falar com Pablo. 

Maracatu Nação de Luanda 

O Maracatu realiza oficinas de instrumentos e adereços todas as sextas-feiras e sábados, das 16h às 19h, na rua Rafael Souza Filho, nº 45, Sítio Fragoso. Mais informações (81) 98814-7590, falar com Mestre Valmir Francisco. 

Maracatu Nação Camaleão

O Maracatu realiza oficinas todas as quartas-feiras e domingos. Nas quartas as oficinas acontecem, a partir das 19h, na sede do grupo, localizada na Rua Pedro de Souza Lopes, nº 07, Varadouro. Aos domingos as oficinas acontecem, às 16h, na rua da Boa Hora. 


COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.