AMBIENTE

6º ninho de tartaruga em Paulista exige translocação

Publicado em: 31/01/2023 14:36

Translocação de ninho de tartaruga é procedimento incomum, delicado exige técnica para, ser feito somente por especialistas treinados (Composição de fotos de Jaime Costa e Bruna Maldonado - Sema Paulista)
Translocação de ninho de tartaruga é procedimento incomum, delicado exige técnica para, ser feito somente por especialistas treinados (Composição de fotos de Jaime Costa e Bruna Maldonado - Sema Paulista)
Um morador da Praia de Enseadinha, no Janga, identificou o sexto ninho de tartaruga marinha em Paulista na temporada 2023, no começo da madrugada desta terça-feira. Parceiro voluntário do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas do município, Jaime Costa fotografou e gravou em vídeo uma operação incomum, de realocação dos ovos em um ninho criado por mãos humanas, realizada apenas em casos extremos, para garantir a eclosão dos ovos da espécie conhecida como “Pente”, nome científico Eretmochelys imbricata.

“A tartaruga chegou por volta da meia-noite e meia e foi em direção ao local na areia da praia para cavar o ninho e desovar. Após acompanhar e registrar o acontecimento liguei para a equipe de servidores e pesquisadores da Sema (Secretaria Executiva de Meio Ambiente) da Prefeitura do Paulista para que adotassem as medidas de praxe”, contou Jaime Costa. Mas, pela situação atípica, as medidas adotadas pela equipe do projeto saíram da praxe  convencional. 

Abaixo da maré
O ninho tinha 120 ovos e estava situado numa área de areia abaixo da linha da maré, o que motivou a decisão de transferência para um local próximo, mais alto e mais seguro. Segundo as analistas ambientais da Sema e pesquisadoras responsáveis pelo Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas, Bruna Maldonado, Jocelane Cavalcante e Geanne Santos, esse tipo de procedimento só é realizado em último caso, quando o ninho está em risco por causa da maré. 

"A translocação de ninho de tartaruga é um processo bastante delicado, que tem tempo para ser realizado. O trabalho exige técnica, atenção, experiência e paciência, e deve ser feito somente por especialistas treinados”, frisou a analista ambiental Bruna Maldonado. E acrescentou que a capacitação e qualificação para tal operação é propiciada pelo Centro Tamar (Tartarugas Marinhas) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela Fundação Projeto Tamar, e com o aval do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade Sisbio, instituído pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), para equipe como a do projeto da Sema da Prefeitura do Paulista. 

Cuidados e crime
Neste ano o Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas de Paulista cadastrou seis ninhos identificados, que foram sinalizados e tiveram áreas isoladas com placas e cercas de advertência, além de serem monitorados constantemente pela equipe de analistas e técnicos da Prefeitura. Três dos ninhos estão na Praia de Maria Farinha e outros três na Praia de Enseadinha, no Janga. Nas placas de sinalização dos ninhos está descrita a Lei 9.605 e seu Artigo 29, pelos quais  vandalismos e violações aos ninhos, ou captura de filhotes, ou comercialização dos mesmos são um crime ambiental com multas que vão de R$ 500 a 5 mil, e seis meses a um ano de prisão.

A equipe do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas de Paulista busca apoio da população para a identificação de outros ninhos que venham a ocorrer, alertando que é preciso ter muito cuidado em casos de desova de tartarugas. Além de entrar em contato pelos canais do projeto, é necessário manter distância de no mínimo 30 metros, não tocar em nada, e, se o avistamento for à noite, não usar lanterna ou flash de câmera com luz branca nos olhos do animal. em casos como a presença de animais silvestres ou marinhos precisando de resgate ou mesmo mortos, como também ao presenciar alguma tartaruga marinha desovando na costa do litoral do município, o importante é comunicar imediatamente à Sema pelo celular/WhatsApp (81)99836-9947, para o fone 153, da Guarda Municipal, ou pelos canais oficiais da Prefeitura, incluindo a página oficial de Paulista na Internet <www.paulista.pe.gov.br> (clique aqui), pelo perfil no Instagram <@prefeiturapaulistape> (clique aqui), ou pelos endereços auxiliares da Sema <@sema_paulista> (clique aqui), e <@sedurtma> (clique aqui) e <@paulista.tartarugasmarinhas> (clique aqui).

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Sema de Paulista.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.