Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

Segurança Pública

Prefeito de Itamaracá quer que penitenciária dê lugar a centro universitário: ''Melhor dia da minha vida''

Em entrevista ao Diario, Paulo Galvão (PSDB) comemorou desativação da Penitenciária Professor Barreto Campelo, que funcionou por 50 anos na ilha

Publicado em: 01/04/2025 17:40

Segundo o prefeito, a penitenciária impactava o turismo da cidade. (Foto: Reprodução/Instagram)
Segundo o prefeito, a penitenciária impactava o turismo da cidade. (Foto: Reprodução/Instagram)
O prefeito da Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, Paulo Galvão (PSDB), comemorou a desativação da Penitenciária Professor Barreto Campelo, anunciada pela governadora Raquel Lyra (PSD) nesta terça-feira (1º). Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o gestor afirmou que vai levar proposta para que o espaço vire uma universidade.

"Para mim, esse foi o dia mais feliz da minha vida, um dos dias pelo menos", comentou Paulo Galvão. "Eu acho que Itamaracá hoje está feliz porque aconteceu um fato que há anos vínhamos lutando".

Segundo o prefeito, a penitenciária, embora não causasse transtornos diretos, impactava o turismo da cidade. "O turismo não pode conviver com o presídio. Isso [a desativação] vai nos trazer mais segurança e aumentar o convívio com o turista, que nós queremos de volta aqui".

Campus

O prefeito quer que o espaço onde funcionava a penitenciária vire um campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), instituição de ensino ligada ao governo federal. "Nós temos muito forte aqui na cidade a pesca e a agricultura", ele justifica.

Galvão afirma já ter havido conversas preliminares sobre essa possibilidade, com acenos positivos. "Nós vamos primeiro conversar com a governadora e depois com a reitoria da universidade. Se Deus quiser, a gente vai conseguir trazer essa unidade educacional para a ilha", comentou.

A Ilha de Itamaracá ainda abriga a Penitenciária Agro-industrial São João (PAISJ), voltada para detentos do regime semiaberto. Galvão espera que a unidade também seja desativada. "Agora ficou mais fácil disso acontecer. Vamos torcer para que esse seja o próximo passo".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Quais as soluções para enchentes no Brasil? Conheça o modelo de cidade esponja
Quais impactos da visita de Xi Jinping ao Brasil?
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Grupo Diario de Pernambuco