 | |
Foto: Secom/Ipojuca/Divulgação
|
Pernambuco reafirma ser destaque no turismo nordestino, com praias como Porto de Galinhas, Recife, Carneiros e Muro Alto figurando entre as mais citadas pelos moradores da região, de acordo com a pesquisa “Praias do Nordeste”, da Nexus. O levantamento, realizado entre os dias 12 e 17 de dezembro de 2024, revela que Porto de Galinhas (PE) e Salvador (BA) são as praias mais preferidas por 9% da população do Nordeste.
O destaque para Pernambuco vai além de Porto de Galinhas. A pesquisa também coloca Recife, Carneiros e Muro Alto como destinos de relevância no cenário turístico regional, com 4% de preferência.
Além de figurar entre os destinos mais citados no levantamento geral, Porto de Galinhas se destaca particularmente entre os nordestinos com maior poder aquisitivo. A pesquisa apontou que 25% dos entrevistados com renda familiar superior a cinco salários mínimos escolheram a praia pernambucana como seu destino preferido.
Outro dado relevante para o estado é que Recife, a capital pernambucana, também se posiciona como a preferida entre os moradores das regiões metropolitanas no Nordeste, alcançando 21% de preferência. Esses números mostram o impacto do turismo urbano em Pernambuco, que atrai tanto turistas locais quanto de outros estados em busca da infraestrutura e das opções culturais oferecidas pela cidade.
A pesquisa também revelou a popularidade de outras praias pernambucanas, como Carneiros e Muro Alto, que, com 3% de preferência cada, são mencionadas como destinos de alto valor no litoral sul de Pernambuco. Além disso, Fernando de Noronha, arquipélago pernambucano mundialmente conhecido, também aparece com 3% de preferência, ao lado de praias de outros estados, como a Praia do Futuro (CE) e Ponta Negra (RN).
Os números mostram que a escolha de Pernambuco como principal destino praiano está intimamente ligada à sua oferta de praias de classe mundial, infraestrutura turística e serviços de alta qualidade, que atraem um público exigente.
O estado se apresenta como uma mistura perfeita de belezas naturais, infraestrutura e cultura vibrante, que atraem tanto os moradores da região quanto turistas.
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 17 de dezembro de 2024, com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram feitas de forma espontânea, sem prévias sugestões de destinos, permitindo que os participantes indicassem até três opções de praias que consideram suas preferidas no Nordeste.