Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

Turismo

Recife terá voo direto para a cidade do Porto, em Portugal

O primeiro voo deve ocorrer em dezembro. A Azul será a companhia aérea responsável pela operação da nova rota

Publicado em: 24/04/2024 20:08 | Atualizado em: 24/04/2024 20:23

A efetivação do novo destino Recife-Porto consagra a capital do Estado como pioneira no Nordeste a oferecer voos diretos para Porto (Foto: Divulgação )
A efetivação do novo destino Recife-Porto consagra a capital do Estado como pioneira no Nordeste a oferecer voos diretos para Porto (Foto: Divulgação )
O Recife e a cidade do Porto, em Portugal, estarão conectadas diretamente a partir de dezembro deste ano. A novidade foi lançada em reunião realizada em Brasília, nesta quarta-feira (24). A companhia aérea Azul será a empresa responsável por operar essa nova rota. 
 
O anúncio contou com a presença do prefeito João Campos, do secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho, do ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), do Ministério do Turismo e da Embratur. A parceria com o Governo Federal foi relevante para a consolidação dessa conquista para o Recife.
 
"A gente anuncia hoje o voo entre Recife e a cidade do Porto, em Portugal, uma ação conjunta da prefeitura, Ministério de Portos e Aeroportos, Câmara Federal, Ministério do Turismo e a Azul, consolidando o Recife como o maior hub do Nordeste brasileiro. A nossa cidade passa a ser a única capital brasileira do Nordeste a ter um voo de companhia nacional direto para a Europa.  Que a gente possa consolidar a aviação como instrumento de gerar emprego, desenvolvimento econômico e fortalecer a nossa cidade", destacou o prefeito João Campos, durante o anúncio em Brasília. 
 
O mercado português sido relevante para os brasileiros. Essa realidade é concretizada pela alta quantidade de voos diretos entre Brasil e Portugal, operados por diferentes companhias aéreas. Só em março deste ano, foram realizados 91 voos semanais, conectando o país europeu a várias cidades brasileiras.
 
O novo destino Recife-Porto consagra a capital do Estado como pioneira no Nordeste a oferecer voos diretos para Porto. Atualmente, apenas São Paulo e Rio de Janeiro possuem essa conexão. A importância dessa rota também está evidenciada no crescente interesse dos pernambucanos por destinos europeus. A cidade portuguesa é o 5º destino mais procurado pelos pernambucanos.
 
A ação articulada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer, é importante como um estratégia para atender a demanda regional e consolidar a rota como um marco na conectividade internacional com a Europa. 
 
O ministro de Portos e Aeroportos,  Silvio Costa Filho, ressaltou a importância da nova conexão da capital pernambucana. "Isso vai estimular muito o turismo de Pernambuco, do Nordeste. Há uma demanda grande, porque além de Recife, será um hub também desse voo, porque muita gente pode sair de outros destinos para ir direto para o Porto", avaliou. 
 
Além de fortalecer a importância do Recife a nível global, a nova conexão irá contribuir para fomentar ainda mais o crescimento econômico e turístico na Região Nordeste, reforçando a posição da capital pernambucana como um centro aéreo estratégico regional. 
 
Atualmente, o Recife conta com um voo diário para Lisboa e, a partir de junho, esse número passará a 13 voos semanais, via companhia aérea TAP. No momento, nenhuma companhia aérea oferece voos diretos entre o aeroporto do Recife e o de Porto. A maioria das rotas tem uma ou mais escalas, com histórico de conexão através da capital portuguesa.
 
O secretário Antonio Coelho ressaltou também que essa conquista não só comprova a tendência de crescimento e o potencial de expansão do destino como confirma a retomada da reinserção do Recife nas rotas aéreas internacionais, que foram reduzidas durante a pandemia. A capital pernambucana contava com 14 voos diretos antes da pandemia, agora, após a retomada, são operados 5 voos semanais, demonstrando uma recuperação progressiva do mercado.
 
"O voo Recife-Porto faz parte de um compromisso da gestão do prefeito João Campos em promover a conexão do Recife com cidades brasileiras e de todo o mundo. Na tarde de hoje, estamos concretizando mais uma missão de integrar a capital a outros destinos nacionais e internacionais. Nossa prioridade segue a de trabalhar para oferecer um melhor serviço à população ao mesmo tempo em que fortalecemos toda a cadeia produtiva abraçada pelo turismo", destacou o secretário.
 
Já o vice-presidente da Azul Linhas Aéreas, Fábio Campos, enfatizou que esta rota irá fortalecer o hub da empresa no Recife. "Hoje, Recife tem mais destinos diretos do que Guarulhos, então parem pra pensar na magnitude disso. Recife se tornou um lugar que todo Nordeste vai para pra poder se deslocar para outros lugares. Isso mostra a força do que o trabalho em conjunto pode resultar. Sem dúvida, a adição deste voo é muito importante pro hub,  porque ele não é só mais uma rota, é importante, porque é uma rota histórica. É a primeira vez que a gente vai ter a ligação de Recife ao porto e é a primeira vez que a Azul vai fazer essa conexão e, hoje, vai ser o único voo ligando o Nordeste e Europa, desde a pandemia", afirmou.
 
Além dos impactos turístico e econômico, a nova conexão deve contribuir para estreitar ainda mais as ligações culturais e históricas entre as duas cidades. A cidade do Porto tem um acordo de geminação com o Recife assinado em 1981. Os vínculos de amizade entre as duas cidades têm sido mantidos pelos respectivos governos municipais. Esse é um acordo para fins de cooperação científica, tecnológica, econômica, política, social e cultural. Somado a isso, a ligação entre Brasil e Portugal, além dos aspectos culturais e históricos, tem despertado o interesse dos portugueses em pontos como as experiências de sol e praia, natureza e aventura.
TAGS: turismo | pernambuco |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Conheca o Desbravador das relacoes diplomaticas entre o Brasil e a China
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Grupo Diario de Pernambuco