Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

Diario Economico

Patrimônio pernambucano esquecido

Quando se fala de turismo, a cultura popular é o principal atrativo turístico de Pernambuco

Publicado em: 03/02/2024 06:00

Caboclo de Lança é uma das figuras marcantes do Maracatu Rural (Passarinho / PMO / Divulgação)
Caboclo de Lança é uma das figuras marcantes do Maracatu Rural (Passarinho / PMO / Divulgação)
A cultura popular é uma das maiores riqueza de Pernambuco e, segundo avalia o secretário de Turismo e Lazer do estado, Daniel Coelho; é nosso diferencial na hora de competir com outros destinos turísticos.
 
Daniel Coelho conta que ouviu numa das feiras internacionais que participou, que sol e mar vários destinos oferecem, seja aqui mesmo no Nordeste ou no Caribe, mas que a diversidade cultural do nosso povo não se encontra em nenhum outro lugar. Fernando de Noronha e Porto de Galinhas se vendem praticamente sozinhas, mas que tal agregar o turismo cultural do Recife, da Mata Norte e da caatinga?

Quem já assistiu a uma sambada de Maracatu nunca mais esquece, assim como nossas cirandas, o frevo, o coco e os caboclinhos. Qual turista estrangeiro, e até nacional, não gostaria de saber mais sobre o azougue, a bebida que dá energia aos mestres do Maracatu e que leva entre seus ingredientes ervas, limão, cachaça e pólvora?
 
Louvável a decisão do governo do estado de direcionar à cultura popular 30% das verbas destinadas ao carnaval. Mas isso ainda é pouco para preservar esse nosso patrimônio, que, por sua transmissão predominantemente oral, corre o risco de desaparacer se não cuidarmos a tempo. O poder público precisa criar mecanismos de manter nosso patrimônio cultural em atividade o ano todo, não apenas no carnaval.
 
Imersão cultural como atrativo turístico
 “Nós somos a pata, eles são as galinhas”. Ouvi essa afirmação há mais ou menos dez anos, quando acompanhava mais de perto o nosso trade turístico. E é frustrante constatar que continuamos sendo a pata e que ninguém quer nossos ovos porque não sabemos cacarejar. Então está na hora de aprender a grasnar mais alto. Precisamos não apenas levar nossos caboclos de lança para onde o turista está, mas principalmente oferecer aos nossos visitantes uma imersão nos terreiros de maracatu, nas oficinas de barro. Precisamos grasnar mais alto que qualquer cacarejo.
 
Startup Day no Sebrae
O Sebrae/PE realiza, em março,  a 10ª edição do Startup Day, reunindo empreendedores, investidores e especialistas em negócios.  O evento acontece, simultaneamente, em todo país, e vai debater temas relacionados à inovação. Em Pernambuco, a iniciativa ocorre em sete cidades. 
 
São Pedro e São Paulo
A Kroma Energia e a Elétron Energy inauguram, na próxima terça-feira (6), com a presença da governadora Raquel Lyra, o Complexo Solar São Pedro e São  Paulo, no município de Flores, no Sertão  pernambucano. O empreendimento tem capacidade de produção de 199 GWh.
 
Startup criada no Recife capta R$ 155 milhões
A Incognia, empresa fundada no Recife e atualmente com operações também em São Paulo e nos Estados Unidos, anunciou a captação de R$ 155 milhões em rodada de negócios para o desenvolvimento de sua tecnologia de segurança digital. No portfólio da empresa está seu sistema antifraude baseado em geolocalização. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco