Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

Turismo

Com primeira montanha aquática do Nordeste, parque retoma obras e prevê geração de mil empregos no Litoral Sul

Gramado Parks fez lançamento do Parque Aquático Acquaventura, em Tamandaré, que pretende atrair 300 mil turistas por ano

Publicado em: 01/02/2024 10:53 | Atualizado em: 01/02/2024 12:45

Parque terá equipamentos para atrair turistas (Imagem: Divulgação )
Parque terá equipamentos para atrair turistas (Imagem: Divulgação )
Pernambuco vai ganhar um empreendimento de lazer que deve receber 300 mil turistas por ano e gerar 1 mil empregos diretos e indiretos. 
 
Essa é a expectativa da Gramado Parks para o lançamento do Parque Aquático Acquaventura, em Tamandaré, no Litoral Sul  do Estado. 
 
Em cerimônia realizada na noite da quarta (31), a empresa detalhou a retomada das obras da o parque, que promete ser o maior do Norte-Nordeste e um dos gigantes no setor de lazer no Brasil. 
 
Com investimentos que chegam  a R$ 140 milhões, o Acquaventura ainda nem foi inaugurado, mas já traz uma novidade: a primeira montanha aquática do Nordeste. 
 
Além disso, o espaço terá uma área completa de equipamentos de lazer e entretenimento com mais de 85 mil metros quadrados. 
 
A aposta é atrair turistas de todo o Brasil e alavancar o comércio local de Tamandaré, principalmente, na geração de emprego e renda na região, com a previsão de 250 postos de trabalho diretos e 750 indiretos. 
A diretoria da empresa Gramado Parks apresentou ps detalhes da retomada das obras do Parque Aquático Acquaventura  (Foto: Wilson Maranhão/DP)
A diretoria da empresa Gramado Parks apresentou ps detalhes da retomada das obras do Parque Aquático Acquaventura (Foto: Wilson Maranhão/DP)
 
As obras do parque aquático foram retomadas há 20 dias, após a Gramado Parks passar por dificuldades financeiros durante a pandemia de Covid-19, o que provocou a paralisação dos trabalhos, em 2020. 
 
A precisão de entrega do equipamento é ainda para o segundo semestre de 2024. 
Além do parque aquático, a empresa está construindo um resort que será um empreendimento anexo do acquaventura.
 
A ideia é oferecer apartamentos de luxo e qualidade para turistas e moradores da região. Esse empreendimento deve ficar pronto em 2026. 

Segundo a direção da Gramado Parks, quando o Acquaventura estiver em pleno funcionamento, a expectativa é de que o parque receba mais de 300 mil visitantes por ano, o que representa uma média diária de 800 frequentadores por dia.

"Nós retomamos a obra agora no final de 2023 e estamos com uma equipe já grande lá trabalhando, fazendo um grande esforço para cumprir  o cronograma. Esse efetivo ainda vai ter dois aumentos, agora em fevereiro e depois em março ou abril. Chegaremos ao pico máximo de trabalhadores na obra, que vão ser em torno de 220.  A nossa meta é a entrega desse parque em dezembro de 2024 ainda. Então, queremos já ter a programação de final de ano dentro do parque, é um desafio", ressaltou o CEO do Acquaventura e do Gramado Parks, Ronaldo Costa.
O CEO da Gramado Parks, Ronaldo Costa, destacou que a previsão para a inauguração do empreendimento é para o segundo semestre de 2024 (Foto: Wilson Maranhão/DP)
O CEO da Gramado Parks, Ronaldo Costa, destacou que a previsão para a inauguração do empreendimento é para o segundo semestre de 2024 (Foto: Wilson Maranhão/DP)

Ainda segundo ele, a pretensão do Gramado Parks é transformar o Acquventura em um dos maiores paquera aquáticos do País.

"Tudo que a gente faz, a gente se propõe a que seja um dos melhores atrativos do turismo. A gente tem um histórico importante de inovação e seguidamente com novas atrações que são icônicas no Brasil. Então a gente opera as duas rodas gigantes e icônicas do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu. Queremos sim pensar no futuro só Acquaventura como um dos maiores no setor no País e vamos trabalhar para isso ser realidade" disse Ronaldo Costa.


Estrutura

Acquaventura terá piscina com bar molhado, piscina de hidromassagem com mais de 3,6 mil m², playground aquático, área infantil, espaços para brincadeiras, como um radical rio de corredeiras e um rio lento com 480 metros de extensão para atividades, toboáguas para descida de boia, de tapete, com looping e bowl, montanhas-russas aquáticas, além de restaurantes temáticos. 

O parque terá também storytelling baseado em elementos históricos de Pernambuco e inspiração na exuberante natureza pernambucana e nas atividades ligadas ao rio e ao mar, a nova atração contará com personagens exclusivos que prometem encantar os visitantes. 
 
“Será um parque com diversão e atividades para todas as idades e públicos, das famílias aos grupos de amigos”, conta a diretora de Marketing e Comercial da Gramado Parks, Lísia Diehl.

Segundo a direção do Gramado Parks, a retomada da obra, a expectativa é que o parque fique pronto em 2024.
 
“Há uma equipe dedicada e muito qualificada trabalhando para tornar este sonho uma realidade. E, quando Acquaventura estiver pronto, será um marco, uma atração altamente relevante para os turistas de Pernambuco, estando a apenas 1h de Porto de Galinhas e a menos de 2h de Recife. Vamos agregar mais uma opção de lazer de alta qualidade, que pode fazer parte de qualquer roteiro de viagem nesta região.  Com certeza, será uma atração onde as pessoas poderão vivenciar momentos inesquecíveis”, complementa Ronaldo Costa Beber. 

Já no setor de Entretenimento, a Gramado Parks é reconhecida pela criação de atrações turísticas inovadoras, como o maior parque com neve de verdade do País,  Snowland, vencedor na categoria “Melhor Parque Temático do Brasil”, em 2022, e o primeiro parque indoor de águas termais da América do Sul, Acquamotion, vencedor como “Melhor Parque Aquático do Brasil”, em 2023, no prêmio Melhores Destinos, ambos localizados em Gramado (RS), além as rodas-gigantes Yup Star do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu, empreendimentos já consolidados e de grade sucesso com os turistas.

O que dizem as autoridades

Segundo o prefeito de Tamandaré, Isaías Honorato (Republicanos), a chegada do Acquaventura na cidade irá alavancar os setores de emprego, turismo e renda para a cadeia produtiva da cidade. 

*É muito importante a parceria com a prefeitura e a privada, porque vai gerar emprego e renda no nosso município. Vai dar uma alavancada no nosso começo, no nosso turismo. Já está acontecendo. A cidade de Itamadaré hoje tem, eu destravei 7 mil empreendimentos, entre grande e pequeno. Inclusive a gente tirou ouro nos empreendimentos, a gente empatou com Ipojuca. Então é uma demonstração a importância do empreendimento. Eu acredito que depois da vinda desse empreendimento para Itamadaré, a cidade não para de crescer. E com o empreendimento que tem a previsão de ficar pronto em 2024", ressaltou o gestor.

Sobre a Gramado Parks

Fundada em Gramado, na Serra Gaúcha, a Gramado Parks é um dos maiores grupos de hospitalidade e entretenimento do país.
 
É responsável por empreendimentos inovadores como o Snowland, primeiro parque de neve indoor do país, o Acquamotion, primeiro parque aquático termal indoor e temático da América Latina, ambos em Gramado, e a Yup Star, rodas-gigantes localizadas no Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu.

Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa também tem três hotéis em Gramado (Bella Gramado, Exclusive Gramado e Buona Vitta), quatro restaurantes (Dona Lira, Opiano, Don Milo e Signature). Ainda, mantém o Museu do Festival de Cinema de Gramado e está investind o nas regiões de Foz do Iguaçu e Carneiros (PE), possuindo salas comerciais do conceito de multipropriedade na Serra Gaúcha, Pernambuco, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.
 
O repórter viajou a convite da empresa 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Grupo Diario de Pernambuco