Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

MOVIMENTAÇÃO

Trade turístico anuncia ampliação da malha aérea em Pernambuco

Parceria com Azul Viagens contempla 21 mil assentos em voos dedicados para a alta temporada de julho de 2024, representando crescimento de 17%

Publicado em: 30/01/2024 11:09 | Atualizado em: 30/01/2024 12:58

Azul anunciu ampliação de oferta de assentos para Pernambuco  (Foto: Romulo Chico/DP)
Azul anunciu ampliação de oferta de assentos para Pernambuco (Foto: Romulo Chico/DP)

O setor de turismo e lazer de Pernambuco, em parceria com a operadora Azul Viagens, anunciou, nesta terça-feira (30), em encontro no Recife, os planos para a ampliação da malha aérea na temporada de 2024. Entre as projeções da companhia, que registrou uma ampliação no volume de negócios na ordem de 40%, nos últimos 12 meses, está a ampliação de 21 mil assentos ofertados, o que representa um salto de 17%, em comparação ao mesmo período do ano passado. O compromisso é de estimular o turismo na região, aliado a geração de renda e a criação de novos postos de trabalho.

Entre as novidades, está a abrangência de movimentação entre a baixa, média e alta temporada do ano. Além do crescimento para a alta de julho, para o primeiro semestre deste ano, de fevereiro a junho, a medida inclui mais 92 mil assentos, representando uma alavancada de 76%. Na proposta, estão 10 novos destinos, com destaque para duas novas rotas, oferecendo trechos de Presidente Prudente e Bauru, ambas no interior de São Paulo, direto para o Recife.

Conforme o Governo do Estado, no ano passado, Recife e Porto de Galinhas apresentaram um crescimento de 39% em passageiros embarcados para os destinos. "Pernambuco é um dos estados mais conectados do Brasil. A gente tem um dos aeroportos com mais voos diretos para os demais estados e o maior hub do Nordeste. Conseguimos, ao longo do ano passado, principalmente no segundo semestre, bater todos os recordes do período pré-pandemia. Neste verão, já registramos um aumento de 20% na movimentação turística em relação ao ano passado", explicou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho.

Segundo o gestor, a expectativa é de R$ 3 bilhões injetados na economia apenas no período carnavalesco, incluindo parcerias com outras empresas. "A legislação que dispõe de incentivos tributários serve para qualquer companhia. A Azul hoje abraça mais voos e mais conexões e tem mais incentivos. Contudo, a gente tem parceria também com as demais operadoras, como a Gol e a Latam, que contam com uma excelente relação com o governo, conexões internacionais e um trabalho conjunto. Então é uma via de mão dupla, onde todos participam deste processo de conexão do Recife com o mundo", acrescentou Coelho.

Nos últimos dois meses, entre dezembro e janeiro, Pernambuco trouxe 20 voos dedicados por semana. O termo é utilizado quando ocorre a fusão do pacote turístico, a exemplo da hospedagem, receptivos e traslados. "Foram quase 140 voos a mais durante esse período. Este aumento para a baixa temporada, de fevereiro até junho, é um passo arrojado, que também sinaliza geração de renda em vários outros nichos envolvidos. Ainda teremos o incremento gerado pelas férias escolares, com mais conforto e comodidade para os turistas que buscam nossa região", ressaltou o presidente da Empetur Eduardo Loyo.
 
Para a gerente de produtos da Azul, Giulliana Mesquita, o crescimento e a inclusão de novas oportunidades de nova malha é reflexo da parceria dos setores público e privado. "Temos, além disso, focado no investimento em capacitação dos agentes de viagens, fazendo a promoção do destino. Nosso papel é de impulsionar uma linearidade, fazendo girar uma roda de turismo que se movimenta durante o ano inteiro", disse.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco