Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

Turismo

Cresce 11,61% movimento de passageiros no Aeroporto do Recife

De acordoc com o governo do estado, aumento foi registrado em novembro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2022

Publicado em: 21/12/2023 13:41

Movimento de passageiros no Aeroporto do Recife aumentou, segundo estado (Foto: Arquivo/DP)
Movimento de passageiros no Aeroporto do Recife aumentou, segundo estado (Foto: Arquivo/DP)
O Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes/Gilberto Freyre teve um crescimento de 11,61% no movimento de passageiros em novembro de 2023, em comparação ao mesmo mês de 2022. 
 
Os dados foram levantados pelo Setor de Estudos e Pesquisas (SEP) da Secretaria de Turismo e Lazer (Setur) e Empetur.
 
No acumulado de janeiro a novembro de 2023, o crescimento foi de 3,25%, com um total de 8.227.597 passageiros, em relação a janeiro até novembro de 2022. 
 
Os números também superam em 3,65% o mesmo período do ano de 2019, período pré-pandemia. 

Segundo o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, os percentuais são muito positivos e reafirmam a força do nosso turismo, consolidando Pernambuco como um dos destinos mais atraentes do Brasil e do mundo. 

Ainda de acordo com o estado,  a média mensal é de 747.963 passageiros, o que leva a estimar uma movimentação de 8.975.560 passageiros em 2023. 

O gestor disse, ainda, que a ampliação e reforma do Aeroporto do Recife foram feitas em um momento "bastante oportuno, contribuindo ainda mais para o aumento do fluxo de visitantes”.
 
O Aeroporto dos Guararapes é o quarto mais conectado do Brasil, com 40 ligações nacionais e 5 internacionais: Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR), Montevidéu (URU) e Buenos Aires (ARG).

O acumulado de janeiro a novembro de 2023 também registrou um aumento de 28,78% no número de passageiros internacionais que desembarcaram no Aeroporto Internacional do Recife. Foram cerca de 143 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.
 
Em 2022, o mesmo período registrou 70 mil passageiros em voos internacionais. O aumento é resultado de uma série de fatores, como a retomada da economia global, o avanço da vacinação contra a Covid-19 e as ações de promoção e divulgação do turismo em Pernambuco.


Reforma

Na semana passada, a Aena, empresa que administra o Aeroporto dos Guararapes, inaugurou as obras de ampliação e modernização do terminal aéreo. A área edificada foi expandida em 40%, enquanto a capacidade operacional cresceu 60%. 
 
A ampliação e reforma do Aeroporto do Recife aumentou sua capacidade operacional de 9 para 15 milhões de passageiros por ano. O terminal também ganhou novas lojas, restaurantes e serviços, além de um novo sistema de embarque e desembarque. 

Uma das novidades é a construção de um píer para voos internacionais, que também pode ser utilizado em destinos domésticos. O Aeroporto Internacional dos Guararapes é o terminal aéreo mais movimentado do Nordeste e de todas as capitais brasileiras, exceto Brasília e as cidades da região Sudeste.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco