| |
Movimento de passageiros no Aeroporto do Recife aumentou, segundo estado (Foto: Arquivo/DP) |
O Aeroporto Internacional do Recife/ Guararapes/Gilberto Freyre teve um crescimento de 11,61% no movimento de passageiros em novembro de 2023, em comparação ao mesmo mês de 2022.
Os dados foram levantados pelo Setor de Estudos e Pesquisas (SEP) da Secretaria de Turismo e Lazer (Setur) e Empetur.
No acumulado de janeiro a novembro de 2023, o crescimento foi de 3,25%, com um total de 8.227.597 passageiros, em relação a janeiro até novembro de 2022.
Os números também superam em 3,65% o mesmo período do ano de 2019, período pré-pandemia.
Segundo o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, os percentuais são muito positivos e reafirmam a força do nosso turismo, consolidando Pernambuco como um dos destinos mais atraentes do Brasil e do mundo.
Ainda de acordo com o estado, a média mensal é de 747.963 passageiros, o que leva a estimar uma movimentação de 8.975.560 passageiros em 2023.
O gestor disse, ainda, que a ampliação e reforma do Aeroporto do Recife foram feitas em um momento "bastante oportuno, contribuindo ainda mais para o aumento do fluxo de visitantes”.
O Aeroporto dos Guararapes é o quarto mais conectado do Brasil, com 40 ligações nacionais e 5 internacionais: Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR), Montevidéu (URU) e Buenos Aires (ARG).
O acumulado de janeiro a novembro de 2023 também registrou um aumento de 28,78% no número de passageiros internacionais que desembarcaram no Aeroporto Internacional do Recife. Foram cerca de 143 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.
Em 2022, o mesmo período registrou 70 mil passageiros em voos internacionais. O aumento é resultado de uma série de fatores, como a retomada da economia global, o avanço da vacinação contra a Covid-19 e as ações de promoção e divulgação do turismo em Pernambuco.
Reforma
Na semana passada, a Aena, empresa que administra o Aeroporto dos Guararapes, inaugurou as obras de ampliação e modernização do terminal aéreo. A área edificada foi expandida em 40%, enquanto a capacidade operacional cresceu 60%.
A ampliação e reforma do Aeroporto do Recife aumentou sua capacidade operacional de 9 para 15 milhões de passageiros por ano. O terminal também ganhou novas lojas, restaurantes e serviços, além de um novo sistema de embarque e desembarque.
Uma das novidades é a construção de um píer para voos internacionais, que também pode ser utilizado em destinos domésticos. O Aeroporto Internacional dos Guararapes é o terminal aéreo mais movimentado do Nordeste e de todas as capitais brasileiras, exceto Brasília e as cidades da região Sudeste.