Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

TEMPORADA DE CRUZEIROS

Temporada de cruzeiros promete grande movimentação no Porto do Recife a partir desta quinta (09)

Até o momento, estão previstos para atracar em Pernambuco 22 navios entre novembro de 2023 e maio de 2024. Primeiro navio a chegar no Porto do Recife será o cruzeiro italiano Aidasol, nesta quinta-feira (09), às 7h30

Publicado em: 08/11/2023 14:05

Para receber os visitantes dessa nova temporada, o Porto do Recife realizará um trabalho conjunto com a Secretaria de Turismo do Estado, Secretaria de Defesa Social, Empetur, Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, CIATUR, CTTU e Guarda Municipal (Foto: Divulgação)
Para receber os visitantes dessa nova temporada, o Porto do Recife realizará um trabalho conjunto com a Secretaria de Turismo do Estado, Secretaria de Defesa Social, Empetur, Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, CIATUR, CTTU e Guarda Municipal (Foto: Divulgação)
A partir desta quinta-feira (09), começa a temporada de cruzeiros e promete grande movimentação no Porto do Recife.

Entre novembro de 2023 e maio de 2024, serão 22 navios com passagem por Pernambuco.

Para receber os visitantes dessa nova temporada, o Porto do Recife realizará um trabalho conjunto com a Secretaria de Turismo do Estado, Secretaria de Defesa Social, Empetur, Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife, Ciatur, CTTU e Guarda Municipal de modo que a temporada 2023/2024 se desenvolva com um resultado positivo.

Assim que o primeiro cruzeiro atracar no Porto, o desembarque será direcionado para o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) onde os turistas serão recepcionados com orquestra de frevo, dançarinos e outras atrações culturais, além de contar com agentes bilíngues do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

O Porto do Recife é uma parada histórica e estratégica para os cruzeiros. São milhares de pessoas que embarcam e desembarcam na capital pernambucana durante a temporada de navios, e que movimentam a economia do nosso Estado.

Desde 1918, com o surgimento do Porto Organizado, Pernambuco é um ponto de parada importante para os navios. Ficando, assim, consolidado na roda dos cruzeiros a cada temporada.

Receptivo

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, irá disponibilizar o CAT no Terminal Marítimo do Recife durante toda a Temporada de Cruzeiros.

O posto estará funcionando enquanto os navios estiverem ancorados, com atendimento em português, inglês, espanhol e francês, realizados por atendentes qualificados da Empetur e da Prefeitura do Recife. 

O atendimento no CAT é gratuito e foi estruturado para o visitante receber orientações sobre diferentes destinos e roteiros, mobilidade e atrativos turísticos, gastronômicos e culturais do Estado.

Os passageiros dos cruzeiros ainda terão a oportunidade de receber os guias e roteiros turísticos do Turismo de Pernambuco e os mapas do Recife, mapa de Olinda, mapa litoral sul e mapa litoral norte.

A intenção é que os visitantes tenham todas as informações possíveis para que ele volte posteriormente com amigos e familiares para conhecer melhor o Estado.

Segurança

A Ciatur e o comando do 16° BPM informam que já foi definido seu esquema de reforço na segurança para a temporada de cruzeiros.

Patrulhamento com policiais motorizados, montados a cavalos, a pé, e acompanhados de cães farão a segurança no bairro.

Não apenas no Recife Antigo, onde os visitantes desembarcam, mas também nos principais destinos turísticos da área central da cidade, como a Casa da Cultura, Capela Dourada, Mercado de São José e Praça da Independência.

Próxima Atração

O segundo cruzeiro da temporada 2023/2024 será o Costa Favolosa, vindo de Las Palmas, na Espanha.

O navio de bandeira italiana atracará no dia 22 de novembro, às 8h, e sairá às 13h, para Salvador, com cerca de 3 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Grupo Diario de Pernambuco