Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

Manutenção

Acesso para a praia do Sancho, em Fernando de Noronha, terá bloqueio temporário; saiba mais

Manutenção acontece a cada dois meses ou quando o monitoramento ambiental indica necessidade

Publicado em: 21/11/2023 06:00 | Atualizado em: 22/11/2023 06:41

A intenção não é proibir o uso, mas aumentar a proteção do local ao mesmo tempo em que o patrimônio natural é preservado. (Foto: Divulgação)
A intenção não é proibir o uso, mas aumentar a proteção do local ao mesmo tempo em que o patrimônio natural é preservado. (Foto: Divulgação)
 
Com o objetivo de evitar acidentes e riscos para os moradores e turistas na Ilha de Fernando de Noronha, na manhã desta terça (21), a praia do Sancho e a escadaria de acesso vão passar por uma interdição temporária, para fins de manutenção geológica.

Segundo o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), isso acontece de forma regular desde maio de 2022.
 
As áreas visitadas do Parque Nacional Marinho passam por manutenção geológica preventiva, para garantir maior segurança aos que usam do local para turismo ou locomoção.

Essa ação é feita sob a orientação da geóloga Joana Sanchez, especialista em estudar a segurança em áreas naturais com fluxo turístico. 

Segundo ela, a intenção não é proibir o uso, mas aumentar a proteção do local ao mesmo tempo em que o patrimônio natural é preservado. 

O seguinte projeto integra o Sistema de Gestão de Segurança do Parque, que delimita espaços de fluxo e cria estratégias para uso em áreas com maior risco de deslizamentos, como a Baía dos Porcos. 

Já na praia do Sancho, a ‘limpeza’ dos pequenos blocos soltos no paredão acontece pelo menos a cada 2 meses, ou sempre que o monitoramento ambiental indicar necessidade de manutenção.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Quais as soluções para enchentes no Brasil? Conheça o modelo de cidade esponja
Quais impactos da visita de Xi Jinping ao Brasil?
Vários estados brasileiros estão dispostos a continuar aprofundando a cooperação com a China
Pesquisador comenta sobre conceito de comunidade de futuro compartilhado
Grupo Diario de Pernambuco