 | |
Iniciativa prevê o diálogo entre o poder público e a iniciativa privada (Foto: Julio Jacobina/Arquivo DP)) |
Com o objetivo de aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios pernambucanos, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e o Instituto DEL lançam, na sexta-feira (3), o Programa DEL Turismo - Desenvolvimento Econômico Local.
A iniciativa pretende criar uma política de turismo por meio de um modelo de gestão participativa, que contribua para o desenvolvimento sustentável e garanta a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, gerando uma melhor qualidade de vida no município.
O programa será desenvolvido inicialmente em três localidades: Fernando de Noronha, Sirinhaém e Tamandaré, no Litoral Sul.
A iniciativa prevê a construção desse modelo de gestão envolvendo as prefeituras, empresários do trade turístico e comunidade organizada de cada cidade.
Pernambuco será o segundo Estado do Nordeste a implantar a metodologia que une atores nacionais e internacionais em prol do desenvolvimento do turismo local.
Para tanto, foi firmado um termo de transferência de tecnologia com o Sistema Fecomércio RN, que executa o Programa no Nordeste, por meio do Senac.
De acordo com Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, o Programa DEL Turismo pretende aprimorar o modelo de gestão do turismo e sua governança, criando um ambiente favorável para atração de investimentos.
"A ideia é também aperfeiçoar a estrutura e o funcionamento do Conselho Municipal de Turismo, contribuindo assim para o crescimento econômico, social e cultural de forma equilibrada e sustentável", afirma.
Ainda segundo Bernardo Peixoto, o programa propõe criar novas plataformas de diálogo entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade organizada.
"A participação de diversos atores envolvidos no turismo, como empresários, comunidade local e órgãos públicos, assegura que as decisões relacionadas ao setor sejam tomadas de forma democrática e representativa, considerando diferentes perspectivas e interesses", completa.
O Programa DEL Turismo tem como finalidade desenvolver o turismo local a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, ajudando a fortalecer a economia e melhorar a qualidade de vida da comunidade local.
O programa adota um modelo de gestão participativa, pelo qual mobilizam-se recursos da sociedade civil em parceria com o poder público local e os setores produtivos.