Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

TURISMO

Olha! Recife: passeio relembra marcos bancários da capital

Publicado em: 17/08/2023 12:51 | Atualizado em: 17/08/2023 22:06

A programação gratuita abre inscrições para os próximos passeios nesta sexta-feira (18) (Divulgação)
A programação gratuita abre inscrições para os próximos passeios nesta sexta-feira (18) (Divulgação)
A partir desta sexta-feira (18), novos passeios turísticos dentro do projeto Olha! Recife estarão disponíveis aos interessados, através do site www.olharecife.com.br, da Prefeitura da capital, oferece cerca de e 300 roteiros gratuitos e guiados.

Neste sábado (19), o Olha! Recife de ônibus traz o Circuito dos Baobás. Também conhecida como árvore da vida, o baobá encontrou no Recife condições ideais de clima e solo. Atualmente, há 13 exemplares tombados como patrimônio pela Prefeitura do Recife. Por este motivo, Recife é conhecida como a cidade brasileira que mais tem Baobás. Destas majestosas árvores, serão visitadas: o baobá da Praça da República, o mais famoso da cidade, que remonta ao período holandês; a árvore do Fundão, um dos maiores exemplares do Estado; o baobá do Parque da Jaqueira; e, por fim, o Jardim do Baobá, que fica nas Graças. Este passeio sai às 9h, da Praça do Arsenal.

Às 14h, saindo também da Praça do Arsenal, outro passeio de ônibus levará os inscritos para o passeio no Recife Indígena e Turismo Criativo. Neste roteiro serão contemplados locais da cidade que foram marcados por histórias relacionadas aos povos indígenas, passando pela Praça 17, na Rua Duque de Caxias e Praça Maciel Pinheiro, antiga Padaria do Índio. O passeio contempla ainda uma vivência na sede do Caboclinho Sete Flechas, localizado em Água Fria, e que é Patrimônio Vivo de Pernambuco. 

Domingo (20), às 9h, o Olha! Recife a pé faz o passeio aos Antigos Bancos do Recife. A saída será da Praça do Arsenal, passando por locais que funcionaram os bancos Bank of London, River Plate Bank, o Banco do Recife, Banco Nacional Ultramarino, Antigo Bandepe, Banco Francês e Brasileiro e antigo Banco Central.

No mesmo dia e horário também há opção de passeio de bicicleta com o roteiro Trilhos do Recife. Os trilhos dos trens e bondes que estavam nas ruas do Recife no final do século 19, e que ainda foram preservados serão apresentados neste roteiro que conta a história da chegada dos trilhos, bondes e trens no Recife. O roteiro tem saída da Praça do Arsenal e passará pela Estação do Brum (atual Memorial da Justiça), Ponte do Limoeiro, Rua do Brum, Rua do Bom Jesus e Museu do Trem, com término na Ponte D´Uchoa.

Na quarta (23), às 14h, será oferecido o roteiro a pé Olha! Recife Lendas do Recife. Este roteiro propõe uma caminhada pelo centro do Recife com vista para largos, praças, ruas e locações no geral que servem de palco de alguma história inusitada, curiosa ou até assombrada da cultura de nossa cidade. Com início na Praça do Arsenal, passará pela Rua do Bom Jesus e pela Rua Nova rumo ao MAMAM, na Rua da Aurora.

RECIFE WALKING TOUR 
Nas sextas-feiras, sempre às 9h30, acontece o roteiro fixo Recife Walking Tour. Este passeio é pensado para quem quer conhecer o centro do Recife e os principais pontos turísticos e históricos do Recife Antigo. A saída acontece da Praça do Arsenal, levando os turistas pela rua do Bom Jesus, avenida Rio Branco, pontes da capital e museus do pátio de São Pedro e outros pontos turísticos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Grupo Diario de Pernambuco