Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

IBGE

Pernambuco lidera no Nordeste e é 3º do Brasil em volume de serviços das atividades turísticas

Publicado em: 17/01/2023 11:01

Levantamento considera período de janeiro a novembro de 2022  ((Foto: Tarciso Augusto/ Esp DP))
Levantamento considera período de janeiro a novembro de 2022 ((Foto: Tarciso Augusto/ Esp DP))
O estado pernambucano lidera o índice de volume das atividades turísticas no Nordeste, segundo levantamento do IBGE. A avaliação mede a movimentação econômica dos serviços relacionados ao turismo, como hotelaria, restaurantes, locação de veículos, entre outros. O levantamento considera o período de janeiro a novembro do ano passado.

Nas doze unidades da Federação pesquisadas, Pernambuco é o 3º colocado em volume dessas atividades e 7º na receita movimentada pelos setores considerados. O estado recuperou 99,9% no volume de atividades, se comparado a 2019. 

“O ano passado representou uma transição entre o pior momento da pandemia da Covid e uma retomada das atividades econômicas. Não é preciso dizer que Pernambuco tem um enorme potencial turístico. Os nossos destinos, sejam no litoral, Zona da Mata, ou no interior, são muito atrativos, e é natural que, com a melhora econômica, os nossos setores se reaqueçam”, destacou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho.

Coelho, no entanto, fez um alerta. “Mesmo com essa estrutura, é preciso recuperar nossa demanda. O Aeroporto do Recife recebia 16 voos internacionais em 2018. Hoje, só recebe três. Eram 268 mil passageiros internacionais no nosso principal terminal aéreo. Em 2022 tivemos apenas 78 mil. É preciso reativar as nossas rotas para resultados muito melhores”, observou. 

Pesquisa avalia 12 unidades federativas

O estudo do IBGE leva em consideração 12 dos 27 estados brasileiros. São eles: Pernambuco, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Pernambuco, no volume das atividades, considerando o acumulado entre janeiro e novembro de 2022, cresceu 18,2% em relação ao mesmo período de 2021. Em relação à receita, houve um aumento de 39,6%, comparando-se os mesmos períodos dos dois anos citados. No mesmo índice, 2022 aumentou 14,6% em relação a 2019.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco