Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

ARQUEOLOGIA

Debate sobre devolução dos mármores do Partenon à Grécia 'não está encerrado', diz Atenas

Por: AFP

Publicado em: 13/01/2023 12:06

 (Foto: Daniel LEAL / AFP)
Foto: Daniel LEAL / AFP
O debate sobre a possível devolução à Grécia dos mármores do Partenon, expostos no Museu Britânico de Londres, "não está encerrado", afirmou nesta sexta-feira (13) a ministra da Cultura grega, Lina Mendoni, dias após a rejeição manifestada por sua homóloga britânica. 

"O debate sobre o assunto não está encerrado (...), há comunicação", afirmou Mendoni em entrevista à rádio privada Skai. 

"A negociação é muito difícil, mas não impossível", disse ela. 

"Fui muito clara sobre isso: não acho que eles deveriam voltar para a Grécia", comentou a ministra da Cultura britânica, Michelle Donelan, à BBC na quarta-feira sobre esta questão espinhosa no relacionamento bilateral entre Londres e Atenas.

Londres afirma que as esculturas de mármore foram "adquiridas legalmente" em 1802 pelo diplomata britânico Lord Elgin, que as revendeu ao Museu Britânico. 

No entanto, a Grécia afirma que elas foram "saqueadas" enquanto o país estava sob ocupação otomana. 

A restituição dos frisos do Partenon é uma questão muito delicada na Grécia. No Museu da Acrópole, em Atenas, há um espaço vazio para poder exibi-los no futuro.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco