Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

MOVIMENTAÇÃO

Feriadão de Nossa Senhora da Conceição aquece turismo em Pernambuco

Publicado em: 09/12/2022 16:58

Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados pelos turistas (Thiago Cavancalte/Reprodução)
Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados pelos turistas (Thiago Cavancalte/Reprodução)
O feriadão de Nossa Senhora da Conceição provocou uma alta procura pelos meios de hospedagem dos principais destinos indutores do turismo de Pernambuco. De acordo com um levantamento realizado pela Unidade de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Empetur, Ipojuca/Porto de Galinhas é o destino mais procurado para o período. O local deverá registrar a maior ocupação hoteleira, com 79%. Em seguida, aparecem Fernando de Noronha (78%), Recife (73%) e do Cabo de Santo Agostinho (70%). 
 
Outra pesquisa, também realizada pela Empetur em conjunto com a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, indicou que o turista que viaja para Porto de Galinhas permanece uma média de seis dias no destino, com gasto médio individual diário de R$ 446,75.

Neste cenário, o turismo doméstico segue em alta. A estimativa é que 95% dos turistas pesquisados sejam do Brasil e 5% do exterior. Entre os brasileiros, São Paulo permanece como o principal emissor de turistas (26%), seguido de Pernambuco (12%), Minas Gerais (11%), Rio de Janeiro (8%), Distrito Federal (6%), Goiás (6%). Do mercado internacional, a liderança é da Argentina (52%). O Uruguai, que passa a dispor de novo voo direto pela Azul, aparece na segunda posição com 28%, seguido da Alemanha (7%) e Portugal (2%).

"Ipojuca é um dos destinos indutores de Pernambuco, estratégico para impulsionar o desenvolvimento da atividade turística no Estado, uma vez que quem o visita acaba circulando por outras localidades, como Recife, Olinda e Tamandaré. Além disso, possui um trade turístico muito empenhado em oferecer um produto de excelência para o turista", afirmou a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale.

A avaliação geral do destino foi considerada boa ou ótima por 96% dos entrevistados. Entre os que já estiveram no local, 53% disseram que permanece igual e 43% está ainda melhor. Observações positivas também entre os que visitam pela primeira vez, pois 59% disseram ter superado as expectativas, e 41% terem correspondido.

"Essas respostas positivas sinalizam que as ações e aportes realizados pelo trade turístico e as políticas públicas de promoção do destino e investimentos em infraestrutura contribuem para que Ipojuca/Porto de Galinhas mantenha a sua competitividade no mercado nacional", observou o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

O segmento sol e praia ainda é o principal fator decisório para a escolha do município do Ipojuca, no Litoral Sul pernambucano. Casais em lua de mel também escolhem o local seja pela oferta de meios de hospedagem como também pelas belezas naturais. Além disso, férias e passeios estão entre os motivos que levam o turista a curtir dias ensolarados nas praias de águas mornas e piscinas naturais de Pernambuco.

A pesquisa também aponta uma capacidade de renovação do destino, pois 54% dos entrevistados estiveram pela primeira vez. Outro fator positivo é a consolidação como destino familiar, pois 90% disseram viajar na companhia da família. Além disso, comentários de amigos e parentes contribuem para a escolha das praias do Ipojuca.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras, Laura Sabino e Tatiana Arruda
Manhã na Clube: entrevista com Erick Simões, desembargador do TJPE
Manhã na Clube: entrevista com Maria Arraes (Solidariedade), deputada federal
Van Gogh Live 8K: exposição chega ao Recife e encanta público
Grupo Diario de Pernambuco