Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo

ACIDENTE

Aquário gigante explode em hotel no centro de Berlim

Por: AFP

Publicado em: 16/12/2022 11:50

 (Foto: KAY NIETFELD / DPA / AFP)
Foto: KAY NIETFELD / DPA / AFP
Um aquário gigante explodiu em um hotel de prestígio em Berlim nesta sexta-feira (16), enviando uma torrente de água e 1.500 peixes tropicais para o saguão e causando dois feridos sem gravidade. 

O AquaDom, uma estrutura com cerca de quatorze metros de altura, é apresentado em seu site como “o maior aquário cilíndrico do mundo”. 

Suas paredes de vidro quebraram às 5h50 (1h50 no horário de Brasília), de acordo com a polícia e os bombeiros. 

O gigantesco aquário, que continha um milhão de litros de água, estava localizado no saguão do hotel Radisson Blu, na área turística da catedral e da Ilha dos Museus. 

Além de causar "grandes danos marinhos", o incidente deixou dois feridos leves, que foram levados ao hospital.

O aquário estava equipado com um elevador de vidro que permitia aos visitantes ver a vida marinha de dentro. 

O hotel foi gradualmente evacuado. Até aquele momento, os quase 300 hóspedes que estavam no estabelecimento não conseguiam fazer ideia da magnitude dos estragos. 

Alguns jornalistas da AFP observaram pela manhã que havia objetos quebrados no chão gelado, em frente à entrada aberta do estabelecimento. 

A prefeita de Berlim, Franziska Giffey, disse que se o incidente tivesse ocorrido uma hora depois, provavelmente teria causado "terríveis perdas humanas". 

Os 1.500 peixes que viviam no aquário não puderam ser salvos, explicou.

As causas do incidente ainda são desconhecidas. O aquário não foi vítima de uma simples fissura, mas “explodiu”, destacou o porta-voz dos bombeiros. 

O Sea Life Aquarium, localizado nas proximidades, "permanecerá fechado até novo aviso", disse Marcel Kloos, diretor regional de sua empresa controladora, a Merlin Entertainments. 

O museu da RDA, localizado nas proximidades e construído no porão, foi parcialmente inundado e provavelmente permanecerá fechado até o final de fevereiro, disse seu diretor Gordon Godin ao jornal regional Berliner Kurier, acrescentando que aproximadamente "30% da área de exposição foi destruída".

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras, Laura Sabino e Tatiana Arruda
Manhã na Clube: entrevista com Erick Simões, desembargador do TJPE
Manhã na Clube: entrevista com Maria Arraes (Solidariedade), deputada federal
Van Gogh Live 8K: exposição chega ao Recife e encanta público
Grupo Diario de Pernambuco