Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Agenda Passeio gratuito revela as assombrações do Rio Capibaribe Neste fim de semana, o Olha! Recife traz opções de passeios a pé, de bicicleta, ônibus e barco. Este último vai recontar os mistérios do Cão Sem Plumas

Publicado em: 27/08/2015 13:29 Atualizado em: 28/08/2015 09:02

A famosa Ponte da Boa Vista, também conhecida como Ponte de Ferro, será um dos pontos contemplados no roteiro. Foto: Marcos Pastich/PCR/Divulgação
A famosa Ponte da Boa Vista, também conhecida como Ponte de Ferro, será um dos pontos contemplados no roteiro. Foto: Marcos Pastich/PCR/Divulgação

Projeto de sensibilização turística realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, o Olha! Recife deste fim de semana está de arrepiar. É que uma de suas quatro modalidades de passeios gratuitos vai recontar os mistérios que brotam das margens do Rio Capibaribe. O Olha! Recife no Rio traz o tema Recife mal assombrado, a ser vivenciado a bordo de um catamarã. A saída está marcada para as 19h deste sábado no Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas, área central da cidade.

Roteiro de arrepiar
Em tempo, devem ser abordadas as memórias dos afogados e suicidas do Cão Sem Plumas, aqueles que teriam tentado sucumbido ao atravessar o rio a nado, numa tentativa de fugir da escravidão, além da lenda do Encanta Moça, que contempla a história de uma jovem que teria sido perseguida por demônios no bairro do Pina. A embarcação passa, ainda,  pelo bairro de Santo Antônio, onde os participantes poderão conhecer melhor a história de Antônia Maria, acusada de bruxaria pela Inquisição.

No roteiro, serão lembradas também as assombrações que fomentam o misticismo do Teatro de Santa Isabel e a debutante do Mamam, Ana Luísa, que morreu em seu aniversário de 15 anos e que até hoje estaria assombrando as galerias do museu e o cais da Aurora. De lá segue para a Cruz do Patrão, o mais antigo monumento do Recife, que, além de servir de balizamento para os navios que chegavam ao porto, era local de fuzilamento de militares e descarte de corpos de escravos que chegavam mortos nos antigos navios negreiros.

Outros passeios
Para aqueles que preferem um passeio em terra firme, o Olha! Recife de Ônibus vai desbravar a Várzea. O bairro da Zona Oeste foi palco para o processo de urbanização do antigo Engenho da Várzea, que pertencia ao herói da Restauração Pernambucana, João Fernandes Vieira. Os participantes ainda serão levados a locais importantes do bairro, como a Praça Pinto Dâmaso, projeto do paisagista Burle Marx; a Igreja do Livramento e a Cúria Metropolitana, entre outros.

No fim do passeio os inscritos ainda terão a oportunidade de conferir o Festival de Inverno da Várzea, que terá várias atrações culturais durante todo o dia, de afoxés a bandas da cena pernambucana contemporânea. O tour tem saída às 14h da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

Já no domingo, o passeio a pé vai fazer o roteiro Caminhos do ferro no Recife. A caminhada percorrerá algumas construções e monumentos da capital que tiveram uso do ferro em suas construções ou elementos decorativos. Os participantes vão poder contemplar a Associação Comercial de Pernambuco, as estátuas da Ponte Maurício de Nassau, a Praça da República e o Palácio do Campo das Princesas. O tour contempla ainda o Mercado de São José, uma das mais importantes construções de ferro da cidade. O passeio tem saída às 9h, da Praça do Arsenal.

No mesmo local e horário, também acontece a saída para o passeio de bicicleta que terá o roteiro Pátios das igrejas. A pedalada percorrerá os pátios remanescentes da cidade, como os do Carmo, de São Pedro, do Livramento, de São José do Ribamar, do Terço e de Santa Cruz. Vale a pedalada.

Como participar
Para participar de qualquer um dos passeios, basta se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (28). Os passeios são gratuitos, mas os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.

Serviço:
Olha! Recife no Rio
Tema: Recife Mal Assombrado
Quando: Sábado (29), às 18h
Saída: Catamaran Tours, Cais das Cinco Pontas

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Bairro da Várzea
Quando: Sábado (29), às 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a Pé
Tema: Caminhos do Ferro no Recife
Quando: Domingo (30), às 9h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife Pedalando
Tema: Pátios das Igrejas
Quando: Domingo (30), às 9h
Saída: Praça do Arsenal

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco