Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Viajar Encontro online debate turismo de autoconhecimento A argentina Dolores Piñeiro é o nome por trás da iniciativa que reúne dezenas de profissionais para discutir viagens com propósito e contato com a natureza. Confira a entrevista

Por: Guilherme Carréra

Publicado em: 23/07/2015 15:27 Atualizado em: 27/07/2015 10:15

Dolores Piñeiro já visitou mais de 30 países. Foto: Divulgação
Dolores Piñeiro já visitou mais de 30 países. Foto: Divulgação

Entre os dias 3 e 7 de agosto, acontece o primeiro encontro online para inspirar os interessados em viajar de um modo um tanto quanto diferente. Jornalista e administradora de empresas, a argentina Dolores Piñeiro é, sobretudo, uma viajante irrestrita. Morando no Brasil há 11 anos, já viajou para 32 países, incluindo Costa Rica, Grécia, Nepal, Tailândia, Turquia e Tibet. Mais do que a oportunidade de conhecer outras culturas, as viagens de Dolores acabaram sendo um passaporte para conhecer melhor a si mesma. "Me identifico muito com a ideia da vida como uma viagem, a vida como um transitar", explica. Em comum, essas viagens tinham sempre um propósito específico e um consequente contato com a natureza. "Através das viagens eu passei por transformações profundas na minha vida. Hoje, quero inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo".

O evento que Dolores organiza tem esse objetivo. Ao seu lado, outros 33 especialistas vão debater como obter transformação em uma viagem, como se inspirar na natureza para realizar mudanças na própria vida e qual o poder do autoconhecimento em nossa vida, entre outros tópicos. Fundadora do Itinerários de Vida, empresa especializada em coaching e viagem como método de transformação, Dolores vem investindo em um nicho ascendente de mercado. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo ecológico é o segmento turístico que mais cresce no mundo, com taxas entre 15% e 25% ao ano. O Brasil, inclusive, já foi sede Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável no ano de 2014. Na entrevista abaixo, a argentina dá mais informações sobre o encontro online e totalmente gratuito.

Como surgiu a ideia de fazer o primeiro encontro online para inspirar as pessoas a viajarem com propósito e em contato com a natureza?

Em novembro do ano passado, fundei a Itinerários de Vida, uma empresa que une dois segmentos fundamentais na minha vida: meu trabalho como coach pessoal e profissional e minha paixão por viagens. São áreas complementares. Se o coaching nos ajuda a tomar decisões pra sairmos de onde estamos e irmos pra onde queremos estar, entendo a viagem como a maneira mais incrível de nos conhecermos melhor. Diante disso, resolvi organizar um evento que pudesse transmitir essa mensagem às pessoas.

Quais os principais temas a serem abordados pelos palestrantes?
De segunda a sexta-feira, temas interdependentes serão abordados por 33 especialistas. Entre eles, Paula Quintão, Rafael Incao e Tiago Valois. A ideia é que as palestras possam incentivar as pessoas a entrarem em contato com a natureza a fim de provocarem transformações pessoais e profissionais em suas vidas. Uma das palestras, por exemplo, vai tratar de como a natureza pode nos ajudar a nos desenvolver em múltiplos aspectos. Outra vai trabalhar a natureza não só como fonte de energia, mas como fonte de saúde física e espiritual. Alguns participantes vão, ainda, relatar experiências poderosas pelas quais passaram.

O que o interessado deve fazer para participar do encontro online?
Para participar, basta acessar o site do evento e cadastrar seu e-mail. Todos os dias de manhã, o participante receberá uma mensagem com a lista de palestras e seus respectivos horários. Teremos uma média de seis vídeos disponíveis por dia. Cada vídeo deve variar entre 30 e 50 minutos. Além disso, Começar de novo, livro digital que escrevi, ficará disponível pra download. Tudo gratuito. Caso o participante queira ter acesso a todo o material de uma vez só e ainda a conteúdos complementares, precisa adquirir o acesso especial.

Dentre os países que você visitou, qual foi o mais marcante?
Olha, não é porque estou no Brasil, mas conhecer o Monte Roraima foi muito significativo. Além do território brasileiro, ele se espalha pela Venezuela e Guiana. Fui em 2005 e nunca me esqueci. Foi um momento de reconexão comigo mesma, foi também quando decidi que ficaria de vez no Brasil. Sem dúvida, é um dos lugares mais lindo do mundo. Não tem como descrever. É como se fosse outro universo.

O próximo destino já foi escolhido?

Estou indo agora em agosto pra Europa. Vou voltar a Espanha, França, Itália e República Tcheca pra fazer um roteiro de arte. Em novembro, parto pra Índia e Sri Lanka. Em 2016, é a vez da Tanzânia.



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco