Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Negócios Rota 101 Nordeste recebe apoio do ministro do Turismo Em agosto, nove mil pessoas são esperadas no 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste. Evento pretende promover Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte como destino unificado

Por: Guilherme Carréra

Publicado em: 26/06/2015 15:51 Atualizado em: 01/07/2015 09:11

Porto de Galinhas é um dos destinos contemplados na Rota 101. Foto: Scritta/Divulgação
Porto de Galinhas é um dos destinos contemplados na Rota 101. Foto: Scritta/Divulgação

O Mercure Mar Hotel foi o cenário escolhido para o lançamento do 2º Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, a ser sediado no Recife, entre os dias 6 e 8 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco. A iniciativa quer potencializar o turismo nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, todos beneficiados com a duplicação da BR-101. No evento, além de estandes de 200 marcas voltadas ao trade turístico, o quarteto estadual terá a oportunidade de divulgar artesanato, gastronomia e tradição de cada localidade. Ao todo, a rota proposta possui 600 km e quer dar visibilidade não só às capitais, mas a municípios localizados a até 120 km de cada margem da rodovia.

Além das presenças do prefeito do Recife, Geraldo Julio, do secretário municipal de Turismo e Lazer, Camilo Simões, e do secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, o encontro contou com a participação ilustre do ministro do Turismo, Henrique Alves, natural, inclusive, do Rio Grande do Norte. “Já passou da hora de o turismo fazer parte da principal agenda político-econômica do Brasil. Não é possível que as pessoas não enxerguem seu potencial”, cravou. O apoio do governo federal é importante para que o projeto saia do papel, uma vez que a rodovia federal é o ponto de partida da iniciativa. Em agosto, mesmo mês em que o salão estima receber nove mil visitantes, o ministro pretende se reunir com a presidente Dilma Rousseff para reforçar a parceria.

À parte o turismo, a Rota 101 Nordeste planeja suscitar novos negócios, incentivar ações estruturantes e promover a interiorização de atividades. “Até porque esse é um tema que ultrapassa os limites do próprio Recife”, lembrou Geraldo Julio. “Portanto, todas as cidades envolvidas querem somar e não rivalizar”. Além disso, a ocasião serviu para que a gestão municipal e o ministério federal assinassem o convênio Playtown Recife. O valor de R$ 2 milhões, somado à contrapartida municipal de R$ 150 mil, vai viabilizar a oferta de um mobiliário turístico interativo para o Bairro do Recife. No segundo semestre, um edital será lançado para convocar instituições interessadas em apresentar propostas que coloquem a tecnologia em prol do turismo.

Ainda carente de infraestrutura, o processo de renovação do Recife Antigo é considerado por Camilo Simões um acerto da atual gestão. “Nos últimos anos, o Paço do Frevo e o Cais do Sertão ajudaram a transformar o bairro. Hoje, a capital não é só um destino de negócios, mas de lazer, entretenimento e gastronomia”. Segundo Felipe Carreras, é preciso enxergar o turismo como a indústria que ele é, responsável por gerar mais de sete milhões de empregos no país. “Com o dólar em alta, o turismo doméstico precisa aproveitar pra crescer. E iniciativas como a Rota 101 Nordeste vêm pra cumprir esse papel”. Em tempo, pesquisa do ministério do Turismo aponta que 77% dos brasileiros pretendem viajar internamente em 2015. O melhor: 47% deles têm o Nordeste como sonho de consumo.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco