Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Pesquisa Brasil aparece em 1º lugar na América Latina em ranking de competitividade do turismo País avançou 23 posições em relação ao último levantamento, divulgado no ano de 2013. Hoje, aparece duas casas à frente do México na listagem global

Publicado em: 11/05/2015 09:18 Atualizado em: 11/05/2015 11:14

Brasil avançou 23 posições no ranking de competitividade do turismo mundial. Foto: Riotur/Divulgação
Brasil avançou 23 posições no ranking de competitividade do turismo mundial. Foto: Riotur/Divulgação

De acordo com estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil avançou 23 posições no ranking de economias mais competitivas do planeta, passando da 51ª para a 28ª posição. Os investimentos tanto para a Copa do Mundo como para as Olimpíadas de 2016 seriam os dois principais fatores para o feito. O FEM dá conta de analisar 14 dimensões do segmento do turismo e os compara entre 140 países. O resultado brasileira consolida o país como o número um da América Latina no quesito competitividade turística, duas casas à frente do gigante México na lista global.

Além dos eventos esportivos, claro, o Brasil apresenta inúmeros atrativos para os viajantes. O relatório oficial, inclusive, destaca os recursos naturais - item no qual o país aparece a primeira posição mundial. No quesito recursos culturais, o Brasil surge na oitava colocação - um avanço de 14 posições em relação ao relatório anterior, publicado no ano de 2013. "A melhoria da posição do Brasil no ranking é ainda mais significativa se considerarmos que a metodologia de avaliação ficou mais rigorosa este ano", acredita Henrique Alves, atual ministro do Turismo.

O país ainda apresentou crescimento em outros itens, como infraestrutura aeroportuária (de 48º para 41º), número de estádios (de 63º para 3º), infraestrutura turística (60º para 51º) e competitividade de preços (126º para 81º). Um dos mais importantes, no entanto, diz respeito à educação. As melhorias apresentadas no ensino primário, item que saltou da 60º para a 18º colocação, teve impacto positivo no mercado de trabalho.

Entre as pontos negativos, o relatório do FEM também é preciso. Na dimensão abertura internacional, por exemplo, o Brasil passou da 94ª para a 102ª colocação. Pesou na avaliação negativa a exigência de visto de entrada a uma parcela significativa da população mundial. Além disso, tiveram piora no desempenho os itens ambiente de negócios (queda de 119º para 126º) e segurança (queda de 73º para 104º).

Confira abaixo os dez primeiros colocados no ranking de competitividade do turismo listado pelo Fórum Econômico Mundial:

1. Espanha
2. França
3. Alemanha
4. Estados Unidos
5. Reino Unido
6. Suíça
7. Austrália
8. Itália
9. Japão
10. Canadá



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco