Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Novidade Saiba mais sobre o novo ministro do Turismo A convite da presidente da República, o deputado federal Henrique Alves assume a pasta no lugar de Vinicius Lages com o desafio de coordenar o setor para as Olimpíadas 2016

Publicado em: 20/04/2015 10:09 Atualizado em: 20/04/2015 10:25

Dilma Rousseff empossa o novo ministro do Turismo. Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação
Dilma Rousseff empossa o novo ministro do Turismo. Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação

Na semana passada, o Ministério do Turismo recebeu seu mais novo líder. O ex-deputado e ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves assumiu o cargo de ministro da pasta na última quinta-feira, em cerimônia realizada em Brasília, capital federal. O convite foi feito pela presidente Dilma Rousseff. Vinicius Lages, o ex-ministro, assume agora a função de chefe de gabinete do senador Renan Calheiros, seu padrinho político. Em 2018, Lages deve sair candidato à vaga de deputado federal pelo PMDB, partido de ambos.

Com 43 anos de vida parlamentar, Henrique Alves chega à Esplanada dos Ministérios após 11 mandatos consecutivos como representante do Rio Grande do Norte no Legislativo. Como deputado, Alves se posicionou a favor de medidas tributárias que estimulassem os investimentos e a modernização do setor de turismo. Além disso, apresentou R$ 27,7 milhões em emendas individuais para o orçamento do Ministério do Turismo. Durante sua gestão como presidente da Câmara, foi aprovado, por exemplo, o projeto que regulamenta atividades de agências de turismo.

Em seu discurso de posse, além de elogiar a gestão do antecessor, Alves destacou que o desafio será encarado com a experiência de quem presidiu a Casa do povo brasileiro. "O turismo é, reconhecidamente, uma das mais importantes atividades econômicas do país, gerador de emprego e renda pra o pequeno, médio e grande empresário", disse. "O setor é uma das atividades mais importantes de um país sério, que quer se desenvolver, crescer, dar qualidade de vida com direito de oportunidades pra todos, porque é rara a atividade econômica que provém só em um ato todos os pré-requisitos da política social, porque atende do pequeno ao grande empresário". Em seu horizonte, o desafio maior será o de coordenador o setor para as Olimpíadas 2016.

Henrique Alves foi incluído 15 vezes na lista de parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, de acordo com um levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que avalia nos políticos habilidades em debates, negociações e votações, entre outras. Natural do Rio de Janeiro, iniciou sua trajetória política aos 22 anos. Antes de assumir a presidência da Câmara, liderou a bancada do PMDB por seis anos consecutivos. Hoje, é o parlamentar mais antigo da Casa. Também presidiu as comissões de Constituição e Justiça (1997), Trabalho (2005) e Legislação Participativa (2003), além de participar como titular ou suplente da maioria das comissões parlamentares.

O legado de Lages

Durante a posse no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff ressaltou as capacidades técnica e política de seu novo ministro. "Nosso parceiro de tantas horas no Congresso Nacional reforça a nossa capacidade administrativa e a ação política na área do turismo, duas características indispensáveis à ação do governo", destacou a presidente. Dilma agradeceu, ainda, o profissionalismo, o empenho e a dedicação do ex-ministro Vinicius Lages. "Em seus 13 meses, levou o turismo brasileiro a galgar novos patamares de qualidade. Vinicius Lages chegou trazendo um grande conhecimento técnico sobre a indústria do turismo e, com o seu trabalho, se incorporou perfeitamente à equipe de governo. Sem dúvida, Vinicius deixa um legado".

Henrique Alves assume o ministério no lugar de Vinicius Lages, que esteve à frente da pasta durante um dos mais importantes momentos do turismo brasileiro nos último anos: a realização da Copa do Mundo FIFA 2014. "Fui convidado pela presidente Dilma ara assumir o ministério em um momento chave para o Brasil, às vésperas da Copa. Os desafios eram grandes", disse Lages. Durante o Mundial, o Brasil recebeu 4 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros, registrando o recorde de US$ 1,5 bilhão em entrada de divisas pelo turismo.

Iniciada em 17 de março de 2014, a gestão Lages também foi marcada pelo reforço no diálogo com as entidades e a participação em eventos do setor. Além disso, a visão estratégica de que a inovação e a tecnologia fortalecem a cadeia produtiva foi uma diretriz. Em outubro do ano passado, o MTur assinou um termo de cooperação técnica com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação para a criação de editais de fomento à pesquisa, fortalecimento de observatórios de turismo e fomento ao empreendedorismo.

A qualificação dos serviços do setor turístico também foi uma das prioridades do ministro, que deu continuidade ao Projeto de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade, oferecendo bolsas de estudos para estudantes brasileiros no Reino Unido, Espanha e Portugal. Também foi sob o seu comando que o MTur comemorou a formatura de 100 mil alunos no Pronatec Turismo. O programa ofereceu, em parceria com o Ministério da Educação, cursos de qualificação para os trabalhadores do setor turístico, jovens carentes e comunidades no entorno dos parques nacionais.

Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco