Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Nas alturas Conheça os seis voos internacionais saindo direto do Recife Capital pernambucana se consolida como emissor de turistas para as Américas do Sul e do Norte, além de África e Europa. Saiba quais são os destinos e quanto custa visitá-los

Por: Guilherme Carréra

Publicado em: 07/04/2015 11:37 Atualizado em: 14/04/2015 11:41

Recife tem seis voos internacionais sem escalas. Foto: pixabay.com/Reprodução
Recife tem seis voos internacionais sem escalas. Foto: pixabay.com/Reprodução

Do Recife para o mundo. Além de voos domésticos e outros tantos que fazem conexão em São Paulo para destinos inimagináveis, a capital pernambucana oferta seis voos internacionais sem escalas em seu cardápio aéreo de 2015. O Pernambuco.com lista quais são eles e quanto custa visitá-los. Querendo a facilidade do português, visite Lisboa. A fim de praticar o “portunhol”, dê um pulo em Buenos Aires. Com vontade de conhecer a terra do Tio Sam, voe para Miami. Se a ideia for fazer conexões pelo Caribe, passe uns dias na Cidade do Panamá. Para sentir frio, muito frio, a pedida é a alemã Frankfurt. A partir de junho, é hora de conhecer a África via Praia, capital de Cabo Verde. Os preços variam de U$ 300 a U$ 800, sem considerar as taxas aeroviárias. Em tempos de dólar em alta, vale a pena escolher o destino com antecedência para economizar o máximo possível.

Buenos Aires (ARG)

Desde o dia 24 de janeiro, os hermanos ficaram mais perto dos recifenses. A companhia aérea TAM vem operando um voo semanal a Buenos Aires, na Argentina. O JJ8120 decola do Recife aos sábados, às 16h12, chegando à capital portenha às 21h30. Já o retorno JJ8121 acontece aos domingos, às 3h08 da madrugada, com aterrissagem prevista para as 8h13 no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. Levando em conta o fuso horário, a duração do voo é de 5h. Os dois trechos estão custando em torno de U$ 300, sem taxas. Com o novo voo direto, o pernambucano deixa de fazer conexão em São Paulo ou Rio de Janeiro, para visitar um país dentro do mesmo continente sul-americano.

Recife agora tem voo semanal para Buenos Aires. Foto: Hernán Piñera/Flickr/Reprodução
Recife agora tem voo semanal para Buenos Aires. Foto: Hernán Piñera/Flickr/Reprodução

Cidade do Panamá (PAN)

A inauguração do voo Recife-Cidade do Panamá facilitou a vida de muitos viajantes. A companhia aérea Copa Airlines liga o Recife a mais de 70 destinos internacionais em 30 países das Américas do Sul, do Norte e Central, além do Caribe. Entreposto comercial, a Cidade do Panamá recebe o Boeing 737-700 do Recife quatro vezes por semana. A saída local está marcada para a 1h33 da madrugada, chegando ao destino às 6h50, horário local, voo CM0166. O retorno acontece às 15h15, com desembarque à 00h30, voo CM0167. A aeronave comporta 124 passageiros, sendo 12 na classe executiva e 112 na classe econômica. Voos ida e volta por U$ 600, mais taxas. As saídas do Recife acontecem segundas, terças, sextas e domingos. As da Cidade do Panamá, segundas, quintas, sábados e domingos.

Cidade do Panamá liga Recife a mais de 70 destinos internacionais. Foto: Mario Roberto Durán Ortiz/Flickr/Reprodução
Cidade do Panamá liga Recife a mais de 70 destinos internacionais. Foto: Mario Roberto Durán Ortiz/Flickr/Reprodução

Frankfurt (ALE)

A distante Alemanha tem ligação direta ao Recife desde maio de 2011. O voo DE2075 operado pela germânica Condor sai da capital pernambucana às terças-feiras, às 19h05, chegando a Frankfurt às 10h05, horário local. A volta DE2074 também acontece às terças-feiras, com saída marcada para as 11h30, pousando no Recife às 16h30, horário de Brasília. À parte o fuso, o voo dura cerca de 9h50. Quinta maior cidade da Alemanha, Frankfurt possui mais de 700 mil habitantes. Quem pretende viajar a negócios tem em Frankfurt um potencial destino, já que a cidade é considerada o maior centro financeiro da Europa continental. Mas prepare o bolso: a publicação The Economist a elegeu a cidade mais cara da Alemanha e a 10ª mais cara do mundo. Bilhetes custando a partir de U$ 727, mais taxas.

Frankfurt é considerada a cidade mais cara da Alemanha e a 10ª mais cara do mundo. Foto: David Stanley/Flickr/Reprodução
Frankfurt é considerada a cidade mais cara da Alemanha e a 10ª mais cara do mundo. Foto: David Stanley/Flickr/Reprodução

Lisboa (POR)

O mais conhecido dos voos internacionais do Recife talvez seja aquele que parte em direção a Lisboa. Principal conexão para destinos europeus, Portugal atrai milhares de pernambucanos, sobretudo, por conta do idioma. Além disso, a cultura portuguesa se aproxima da brasileira, seja na arquitetura, seja na gastronomia. O voo 0016 da TAP é, ainda, um velho conhecido: seu voo inaugural aconteceu em 1967. Em 1999, passou a voar quatro vezes por semana. Em 2000, a frequência pulou para cinco. E desde 2002, opera diariamente. O trecho partindo do Recife sai às 23h25 e pousa em Lisboa às 11h. Já a rota inversa 0011 decola de Lisboa às 16h40 e chega à capital pernambucana às 20h40. A duração média do trajeto é de 7h50, desconsiderando o fuso. Passagens a partir de U$ 798, mais taxas.

Capital portuguesa é a porta de entrada dos brasileiros para a Europa. Foto: Lisboa/Flickr/Reprodução
Capital portuguesa é a porta de entrada dos brasileiros para a Europa. Foto: Lisboa/Flickr/Reprodução

Miami (EUA)

A American Airlines é a companhia aérea responsável por aumentar o fluxo de pernambucanos na Disney, localizada na cidade de Orlando, próxima a Miami, ambas no estado da Flórida. Destino favorito para as férias escolares de janeiro e julho, as passagens para Miami estão custando em média U$ 374, mais as taxas. Antes com escala em Salvador, o trajeto passou a ser direto em novembro de 2012. No ano seguinte, começou a operar diariamente. Ao todo, são cerca de 7h30 de voo. O voo 0274 tem saída do Recife marcada para as 21h50, pousando na América do Norte por volta das 5h02. O 0273 de regresso sai às 23h54, aterrissando às 8h58.

Voo para Miami é operado diariamente pela American Airlines. Foto: Daniel Reichert/Flickr/Reprodução
Voo para Miami é operado diariamente pela American Airlines. Foto: Daniel Reichert/Flickr/Reprodução

Praia (CV)

Depois de Lisboa, Frankfurt, Miami, Cidade do Panamá e Buenos Aires, a cidade de Praia, em Cabo Verde, vai levar até 174 passageiros em um Boeing 737-800 para o continente africano, a partir do dia 6 de junho. A operação é da Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV). Sem escalas, o voo deve durar em média 3h30. País insular, Cabo Verde está a uma hora da costa ocidental da África. Capital do país, Praia servirá também como base para quem quiser fazer conexão para destinos europeus, como Amsterdã, Lisboa e Paris. O voo de partida VR812 será aos sábados, à 00h30, com previsão de chegada em Praia, às 6h30, considerando o fuso horário. O voo de regresso VR811 partirá de Praia às sextas-feiras, às 20h30, aterrissando na capital pernambucana às 22h20. A busca de passagens online aponta para bilhetes em torno de U$ 325, sem taxas.

Cabo Verde é considerado o Caribe da África. Foto: Caroline Granycome/Flickr/Reprodução
Cabo Verde é considerado o Caribe da África. Foto: Caroline Granycome/Flickr/Reprodução


Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco