Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Novidade Voo Recife-Cabo Verde deve contemplar 18 mil passageiros por ano Trecho operado pela Transportes Aéreos Cabo Verde foi lançado oficialmente na última quarta-feira. Operação terá voo inaugural no dia 5 de junho

Por: Guilherme Carréra

Publicado em: 25/02/2015 11:23 Atualizado em: 26/02/2015 11:39

Cabo Verde é considerado o Caribe da África. Foto: Caroline Granycome/Flickr/Reprodução
Cabo Verde é considerado o Caribe da África. Foto: Caroline Granycome/Flickr/Reprodução

Cinco de junho. A partir dessa data, Recife terá seu sexto voo internacional em atividade. Depois de Lisboa, Frankfurt, Miami, Cidade do Panamá e Buenos Aires, a cidade de Praia, em Cabo Verde, vai levar até 174 passageiros em um Boeing 737-800 para o continente africano. A duração do voo é de 3h30. País insular, Cabo Verde está a uma hora da costa ocidental da África. Praia servirá também como conexão a Lisboa, Paris e Amsterdã, disputados destinos europeus. "Em um primeiro momento, sabemos que o acesso a esses países será o carro-chefe da operação. Mas vamos trabalhar pra que o público veja Cabo Verde como o destino turístico que ele é", comenta José Luis Sá, representante da Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) no Brasil, em evento de lançamento do voo na última quarta-feira.

Do ponto de vista do turismo, o novo voo tem um ganho bilateral. Ao mesmo tempo em que se coloca como mais uma opção de viagem ao pernambucano, abre-se também uma porta de entrada ao turista estrangeiro. "Em 2014, recebemos 150 mil de visitantes do exterior no estado, ultrapassando Salvador", comemora Felipe Carreras, secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. Para além do setor turístico, a concretização do voo é positivo sob o viés econômico. "Queremos estabelecer relações comerciais profícuas com Cabo Verde. Temos todo um mercado a explorar", acredita Thiago Norões, secretário de Desenvolvimento Econômico. O fato de o país ser uma democracia estável e sem conflitos étnicos impulsiona esse imbricamento.

A consolidação do trecho Recife-Cabo Verde é sonho antigo. Há cerca de dois anos, a parceria vem sendo desenvolvida. O deputado estadual Diogo Moraes foi um dos ensusiastas. "Além do ganho nos setores turístico e econômico, esse voo proporciona um estreitamento entre duas culturas similares, tendo não só o português como idioma em comum, como a beleza natural". Conjunto de dez ilhas, sendo nove delas habitadas, a República de Cabo Verde é considerada o Caribe da África. Possui uma população de cerca de 500 mil habitantes. Sua cadeia turística já está estabelecida, devida ao fluxo constante de turistas europeus no arquipélago. A localização geográfica é seu diferencial: está a 3h20 de Lisboa, 5h30 de Paris e 6h30 de Amsterdã.

O voo saindo do Recife será aos sábados, à 00h30, com previsão de chegada em Praia, às 6h30, considerando o fuso horário. O voo do regresso partirá de Praia nas sextas-feiras, às 20h30, aterrissando na capital pernambucana às 22h20. A busca de passagens online aponta para bilhetes em torno de U$ 980, já com as taxas. Comprando com 45 dias de antecedência, os preços ficam mais convidativos. A expectativa é de que uma média de 11 a 18 mil passageiros voem anualmente, entre embarcados e desembarcados. Se a estratégia sair a contento, a ideia é ampliar a regularidade dos dias e horários. "Não só queremos aumentar essa frequência, como temos planos de voar pra outras capitais do Nordeste", garante José Luis. Em tempo: a TACV voa para Fortaleza há 14 anos, um número expressivo considerando os 50 anos de atividade da companhia cabo-verdiana.



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco