Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Números Recife é a capital brasileira com maior intenção de viagem de avião Informação foi divulgada pelo Ministério do Turismo como resultado da pesquisa Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem. Saiba outras curiosidades

Publicado em: 15/01/2015 10:07 Atualizado em: 15/01/2015 11:15

Recifense quer viajar de avião pelos próximos seis meses. Foto: Hugo Acioly/Turismo Pernambuco/Divulgação
Recifense quer viajar de avião pelos próximos seis meses. Foto: Hugo Acioly/Turismo Pernambuco/Divulgação

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é um estudo mensal, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Seu objetivo é medir a intenção do brasileiro de viajar pelos seis meses subsequentes à pesquisa. As sete cidades (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) monitoradas representam 70% do fluxo turístico do país.

Na última sondagem, Recife aparece como a capital com maior índice de intenção de viagem de avião do país. Em dezembro, alcançou o percentual de 89,9%, mais de 30 pontos percentuais acima da capital que ficou em segundo lugar: Brasília (58,8%) e quarenta e um pontos acima da média das sete capitais monitoradas pelo estudo (48,7%). Recife também ocupa a terceira posição entre as capitais com maior desejo de viajar pelo país, superado apenas por Salvador (93,7%) e Brasília (88,9%). De acordo com o estudo, Recife é também a capital brasileira com a segunda maior intenção de viagem para outro estado do país (91,4%). Em primeiro lugar, vem Brasília com 95%.

Levando em consideração a intenção de viagem para dentro ou fora do país, Recife fica em último lugar com 22,5%. Na frente, Brasília (45,8%), Porto Alegre (45,1%), Belo Horizonte (42,8%), São Paulo (33,4%), Salvador (33,1%) e Rio de Janeiro (30,3%). No que diz respeito a viagens dentro do próprio estado, os números também não são animadores. 8,6% dos entrevistados dizem ter vontade de viajar por Pernambuco. Recife perde apenas para Brasília (5%). Já Salvador tem 57,5%, seguido por Porto Alegre (48,2%), São Paulo (42%), Rio de Janeiro (30,7%) e Belo Horizonte (15,2%).

"O turismo interno é o principal motor da economia turística do país. Estimular o brasileiro a conhecer o próprio país é um de nossos objetivos. É uma forma de valorizar a cultura local, gerar renda e movimentar a economia", diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages.  Em termos de região, o Nordeste se mantém como aquela que mais atrai o viajante brasileira. Registrou 36% das intenções de viagem. No entanto, o Sudeste vem crescendo expressivamente. Em dezembro de 2013, respondia por apenas 21,7% das intenções. Hoje, responde a 30%.



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco